Educação

Mestranda defende tese sobre hotelaria e desenvolvimento sustentável

Por Assessoria 02/05/2022 17h11
Mestranda defende tese sobre hotelaria e desenvolvimento sustentável
A partir da tese, a discente ainda desenvolveu um Manual de práticas sustentáveis na hotelaria - Foto: Assessoria

O turismo e as práticas sustentáveis são indissociáveis e sempre devem andar de mãos dadas. E para evidenciar as melhores práticas, iniciativas e utilização de tecnologias ambientais em meios de hospedagem do Brasil e do mundo, a mestranda Carolina Ferreira Simon Maia fez a defesa de seu mestrado com o tema 'Hotelaria e Desenvolvimento Sustentável: uma análise contemporânea à luz das práticas ambientais'. A defesa foi realizada na manhã desta sexta-feira (29), na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió.

Carolina Simon é discente do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) onde conclui o Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais, dentro do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais.

Em sua tese, Carolina mostrou algumas práticas sustentáveis em meios de hospedagem a partir da revisão da literatura existente e estudo bibliométrico sobre as 10 maiores redes hoteleiras mundiais e brasileiras. No trabalho, ela analisou na rede hoteleira indicadores de dimensão ambiental como água, efluentes, emissão de gases do efeito estufa, certificações e selos ambientais e o ambiente externo (político, legal, social e econômico), além da incidência de diversas práticas ambientais. Em sua apresentação, Carolina trouxe um breve panorama sobre a necessidade das práticas ambientais em hotéis.

"A relação dos hotéis com a sustentabilidade é extremamente direta. Para operar, os hotéis precisam consumir recursos naturais e materiais. A operação de um hotel de grande porte, por exemplo, é imensa, é uma indústria. Consequentemente, isso traz uma geração de resíduos de todas as ordens e tipos, e eles acabam voltando para o meio ambiente. Por isso, a necessidade de definir estratégias competitivas. Esse é um segmento de bastante concorrência e que vem em expansão, com um número maior de produtos hoteleiros nas cidades. Por esses motivos, a adoção de tecnologias e práticas ambientais são extremamente necessárias", afirma.

Com orientação do Prof. dr. Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o trabalho foi analisado por uma banca formada pelo mestre em economia, doutor em administração e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes, pelo professor do Ifal, André Luiz Rocha, e pelo diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages.

"É muito bom receber iniciativas como essas porque essa é uma casa do empreendedorismo, do desenvolvimento a partir de seres humanos que resolvem montar um negócio e colocar em prática o conhecimento. O turismo é um tema que faz parte de uma das grandes transições que estão acontecendo no mundo e a Carolina trouxe várias dessas questões. O trabalho cumpre aquilo que a normatividade técnico-científica recomenda, com a utilização de uma metodologia que permite construir uma orientação prática a partir do cruzamento matricial de informações importantes. Gostei muito do trabalho e aprendi com o exercício colocado. Trazer esse tema para um contexto prático é bastante relevante", afirma Vinicius Lages.

Já o Josealdo Tonholo destaca a importância do Programa de Mestrado profissional do Ifal e da participação do Sebrae no contexto acadêmico.

"Esse é um problema disruptivo. Pela natureza do mestrado profissional, todos os objetos de estudo têm que ter aplicabilidade, tem que ter um retorno para a sociedade e sempre trabalha com a transversalidade. Não existe discussão ambiental sem ter relação com o homem, com o setor produtivo, com a saúde e a educação e qualidade de vida das pessoas. E o trabalho da Carolina traz não somente a dissertação, mas traz produtos tecnológicos agregados como manuais e estudos técnicos. Sou grato de poder fazer essa defesa no Sebrae. Como é um tema importante para o estado, o Sebrae está incluído, pois é uma casa ativa para o turismo, economia criativa, micro e pequenas empresas que fazem a diferença para o nosso estado", pontua o reitor da Ufal.

Produto da tese

Após a avaliação da banca, Carolina Sinon foi aprovada. Ela falou sobre o produto tecnológico surgido a partir do estudo, que é o Manual de práticas sustentáveis na hotelaria, trazendo as principais práticas encontradas no levantamento de mais de 60 artigos no mundo inteiro, além do sentimento após a aprovação.

"É um sentimento de muito otimismo. É uma grande felicidade chegar ao final e ter a aprovação de um trabalho que traz um produto para a hotelaria, de uma forma prática e objetiva com melhorias, com boas práticas de como podemos trabalhar os recursos utilizados nos hotéis de forma responsável e que acompanha os preceitos da sustentabilidade. É um olhar positivo para o futuro de um segmento que tanto depende dos meios naturais", finaliza Carolina.

Em breve, o Manual de práticas sustentáveis na hotelaria ficará disponível no Sebrae Alagoas e no site da Amazon.