Educação

Após história de superação, alagoana de 18 anos lança primeiro livro em tarde cultural

Livro inédito escrito por jovens da periferia também será lançado em evento no Mirante Santa Amélia

Por Assessoria 28/04/2022 13h27
Após história de superação, alagoana de 18 anos lança primeiro livro em tarde cultural
Maria Beatriz dos Santos Oliveira, de 18 anos - Foto: Acervo Pessoal

Literatura, exposição artesanal, música ao vivo e sarau. Neste sábado (30), a partir das 16h, a cultura irá dividir espaço com o belo cenário do balanço gigante localizado no Mirante Santa Amélia, em Maceió, quando serão lançadas duas obras inéditas: “O livro de Bia e suas poesias” e “Odo – Livro Preto de Poesia”.

Divulgação



Aberto ao público, o evento é uma realização do gabinete da deputada estadual Jó Pereira, com o apoio da Prefeitura Municipal de Maceió e do Instituto Raízes de Áfricas.

Superação


Primeiro livro da jovem alagoana Maria Beatriz dos Santos Oliveira, de 18 anos, “O livro de Bia e suas poesias” foi escrito durante o tempo que a escritora esteve, em 2021, na Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Luiz Mariano Neto, localizada no município de Campo Alegre.

Hoje, Bia trabalha como jovem aprendiz, pretende fazer um curso noturno de Enfermagem e, no final do ano, tentará o ENEM para Medicina. Seu sonho é cursar faculdade nessa área e continuar escrevendo as poesias que tanto a ajudaram nos momentos mais difíceis.

Com o apoio cultural da deputada estadual Jó Pereira - que conheceu a menina, sua história e seus escritos durante uma visita à Unidade de Acolhimento, no ano passado - o livro foi editado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

"Esse livro é importante, porque mostra para mim e para outras pessoas a minha capacidade, porque eu achava que não podia mudar, mas consegui me reerguer, por meio do livro e com a ajuda da Unidade de Acolhimento, onde descobri o dom e comecei a escrever. Um dia a deputada Jó visitou o local, leu minhas poesias e resolveu me presentar com a edição do livro. Hoje eu consigo cada vez mais acreditar no meu potencial, acreditar que posso ser alguém na vida, como já estou sendo”, comemorou Bia.

Sobre o futuro, ela não imagina sem a escrita: “Gosto bastante de escrever. Eu me vejo uma pessoa bem-sucedida no futuro, de bem comigo mesma, conseguindo alcançar todos os objetivos, assim como já eu estou conseguindo hoje. Consegui um emprego, estou seguindo em frente e sou muito grata pelo lançamento desse livro, que me fez enxergar quem eu sou, quem é a Beatriz. Isso é muito bom”, concluiu a jovem escritora.

Ineditismo


A outra obra que será lançada é “Odo – Livro Preto de Poesia”, escrito por jovens pretos da periferia alagoana, de assentamentos sem-terra e socioeducandos. Uma iniciativa do Instituto Raízes de África, o livro é resultado de um concurso realizado em 2019, com o apoio do Governo do Estado de Alagoas, por meio das secretarias de Cultura; Comunicação; Prevenção à Violência e Secretaria de Ressocialização e Inserção Social.

Segundo a ativista Arísia Barros, responsável pelo Instituto Raízes de Áfricas, Odo (que na língua Iorubá quer dizer juventude) é a primeira obra do gênero, em todo Brasil. “O livro é uma proposta de ruptura, uma ousada forma de legitimação e reconhecimento da literatura de jovens pretos da periferia que escrevem, querem ser considerados escritores como quaisquer outros. E são!”, destacou,

A deputada Jó Pereira afirmou que é gratificante para ela poder colaborar com o lançamento das obras: “Tanto para a Bia quanto para os jovens escritores do livro Odo, é extremamente significativo ter esse sonho realizado. É uma mostra de que é possível superar adversidades. É uma mostra de que todos eles, assim como milhares de jovens e adolescentes alagoanos, precisam e devem ter seu potencial reconhecido e incentivado”.