Educação

Docente de Direito é reeleito presidente do IBDFAM em Alagoas

Por Assessoria 28/04/2022 12h17
Docente de Direito é reeleito presidente do IBDFAM em Alagoas
Professor Wlademir Paes de Lira toma posse na sexta-feira (29) e estará à frente do Instituto no biênio 2022-2023 - Foto: Assessoria

O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) marca o destaque da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na liderança da entidade no cenário local com a posse do professor Wlademir Paes de Lira, da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA). Ele foi reeleito para presidir a instituição por mais um biênio (2022-2023). A posse será na sexta-feira (29), às 17h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL), localizada em Jacarecica, e contará com a participação on-line do presidente nacional do IBDFAM, Rodrigo da Cunha Pereira, que fará a palestra sobre O Direito de Família do Futuro e o Futuro do Direito de Família.

Wlademir Paes é docente das disciplinas de direito da família e de direito de sucessões na Ufal, também é juiz de Direito e coordena a Liga Acadêmica de Estudos de Direito da Família. Sobre o trabalho realizado, ressalta a importância da parceria do IBDFAM com a OAB-AL, onde provisoriamente está instalada a sede do instituto, e também com universidades e outras instituições locais.

“Em Alagoas, o IBDFAM já dispõe de coordenações de Direito da Criança e do Adolescente, contra a Violência Doméstica e de Gênero, do Direito do Idoso e uma Coordenação de Métodos Alternativos de Soluções de Conflitos. Já estamos providenciando um núcleo do instituto na cidade Arapiraca e tentando ver se instituímos mais algumas comissões. O papel de cada comissão é exatamente na sua área específica fomentar a discussão acerca do direito específico para aquela área de atuação”, informou Paes, ao destacar algumas ações realizadas em prol da sociedade.

O Instituto em Alagoas é dotado de uma ampla diretoria e tem como vice-presidente Antônio Tancredo Pinheiro da Silva. Em sua estrutura para o abrangente trabalho empreendido é dotado de diretorias financeira, administrativa, de relações acadêmicas, de relações institucionais, além de secretaria geral e uma coordenação de comissão científica. “Na verdade é grande diretoria porque o objetivo é fazer com que a maior parte das pessoas participe diretamente do instituto no sentido de também colaborar, assim como, ser prestigiada no trabalho realizado”, revelou o professor.

Sobre a importância de sua participação como docente da Ufal na presidência do IBDFAM, onde foi reeleito para mais um biênio, Wlademir Paes diz que outros professores da Ufal e de outras instituições de ensino já estiveram na presidência do instituto . E acrescenta: “A ligação do Instituto com a academia é fundamental para as parcerias e ações, onde facilita muito, por meio do corpo docente e, principalmente, dos discentes, a promoção dos encontros técnico- científicos, de modo a garantir o objetivo de difusão do direito de família, as discussões acerca das novas questões e apresentar, principalmente, soluções para os problemas que vão surgir na área de direito da família e de sucessões. Ou seja, é o Instituto que tem mais de 20 anos, conta com mais de 18 mil associados, tem crescido no Brasil todo e em Alagoas não é diferente”.

O IBDFAM de Alagoas é um instituto sem fins lucrativos que tem o objetivo de fomentar a pesquisa e a atuação na área de direito de família e de direito de sucessões. É um instituto nacional fundado há mais de 24 anos e atualmente tem representação em todos os estados da federação. Promove parcerias com instituições, a exemplo de universidades federais e outras instituições de ensino superior. Dentre as atividades executadas, desempenha trabalho junto aos conselhos da Criança e do Adolescente, do Idoso e de Pessoas com Deficiência, com a finalidade de ampliar, no estado, a discussão e o estudo sobre os dois importantes ramos do Direito: o Direito de Família e o Direito de Sucessões.

Convite

Sobre a solenidade de posse da diretoria eleita, na sexta (29), o professor Wlademir Paes aproveita para fazer o convite: “Estamos convidando toda academia, universidade, alunos, professores, profissionais da área de Serviço Social, Psicologia e outras afins com o Direito, para que prestigiem a palestra do professor Rodrigo da Cunha Pereira, que proporcionará , além da participação, a oportunidade de se discutir quais são os rumos do IBDFAM daqui para frente. Esperamos contar com a participação pessoas que possam colaborar nesse objetivo”.