Educação

Adolescente de 15 anos conta como escreveu 1º livro

Maria Isabelle diz que incentivo da mãe foi essencial para conquista ainda aos 8 anos

Por Lucas França com Tribuna Independente 26/04/2022 07h27 - Atualizado em 26/04/2022 16h08
Adolescente de 15 anos conta como escreveu 1º livro
Maria Isabelle começou a se interessar pela leitura ainda muito pequena - Foto: Jonathan Canuto

Abril com certeza pode ser chamado de mês do incentivo à leitura, isso porque existem três datas comemorativas relacionadas ao livro. No dia 2 é comemorado o Dia Mundial do Livro Infantil, no dia 18 é Dia do Nacional do Livro Infantil, já no dia 23 é o do Livro. E para comemorar, o TH Entrevista dessa semana recebe uma escritora infanto-juvenil de apenas 15 anos. Maria Isabelle de Araújo Barbosa França começou a se interessar pela leitura e escrita ainda muito pequena. Com apenas oito anos de idade escreveu seu primeiro livro. 

Isabelle conta que o incentivo da mãe [Cristiane Barbosa] e das professoras foi essencial para seu crescimento. “Minha mãe sempre me incentivou a ler e escrever desde cedo e eu fui me apaixonando”. Ela ressalta que a escola pública onde estudou, na zona rural de Paulo Jacinto, foi o seu primeiro contato com livros.

De acordo com a adolescente seu primeiro livro, a 'Princesa e o Plebeu' surgiram a partir de uma brincadeira proposta por uma de suas professoras. ''Foi à leitura de um livro que me fez escrever minha primeira obra. Tudo aconteceu de uma forma totalmente espontânea. Tinha apenas oito anos. Na escola a professora colocou como tarefa de casa a leitura de um livro, e proposta final era falarmos 'Para que serve um livro'. E foi nisso, que saiu a ideia da criação de uma obra - como uma ‘brincadeira’ e foi assim que surgiu a Princesa e o Plebeu. Eu realmente estava brincando’’, explica Maria Isabelle.

Logo em seguida a adolescente fala que o gosto pela escrita, por contar história cresceu e ela decidiu fazer outro livro. “O resultado do primeiro livro não foi só em nível de uma brincadeira, eu me tornei uma escritora mirim. Fiquei tão orgulhosa e todos gostaram do resultado que logo após eu decidi que queria escrever outro, mas não queria um tema simples queria impactar e dessa forma surgiu ‘O que o mundo precisa?’ Este fiz muitas pesquisas para começar a escrever’’, lembra acrescentando que os desenhos do livro que é interativo foram feitos por ela.

Atualmente cursando o primeiro ano do ensino médio em uma escola particular bem avaliada em Palmeira dos Índios, após participar de uma seleção e ganhar a bolsa, Isabelle afirma que novos projetos estão surgindo. “Meus livros foram lançados em meu aniversário de nove anos. Um verdadeiro presente. São dois em um, e publicado de forma independente”.

Isabelle lançou suas obras no aniversário de 9 anos (Foto: Acervo pessoal)

A escritora não esconde o amor pela leitura e ressalta a sua importância. “Ler, para mim, nunca foi um problema. O que mais me encanta na leitura é poder viajar por meio das palavras, sem sair de casa! Foi a leitura de um livro que me motivou a escrever minha primeira obra. Foi de uma forma totalmente espontânea. Acredito que a família deve incentivar desde cedo as crianças. Ler, conhecer é algo divino. Mesmo com as novas tecnologias e os novos hábitos a leitura é importante’’, ressalta Isabelle.

Com as obras, Isabelle acabou se destacando em eventos literários e da educação em seu município. Recentemente sua história foi contada num projeto de literatura da Academia Alagoana de Letras. "Agradeço imensamente a Deus e a todos os meus apoiadores que divulgaram minha paixão literária, em especial aos meus familiares amigos e as crianças Maria Valentina, Milena Correia e Daniel que tão lindamente contaram minha história, agradeço também Diego Lima, Finha Ramos, Salésia Ramos ao casal Paulo Henrique e Vana por todo o apoio e dedicação para a minha participação no projeto letras alagoanas: preparando para o mundo."

Os pais de Isabelle não escondem o orgulho. “É gratificante presenciar as conquistas de Maria Isabelle. Estamos todos muito orgulhosos da visibilidade que ela está tendo e, consequentemente, atingindo seu principal objetivo, que é motivar outras crianças e adolescentes sobre o hábito e paixão pela leitura em uma época tão tecnológica onde o uso excessivo do celular vem causando tantos malefícios. Portanto, pais, incentivem seus filhos a lerem”, ressalta Cristiane Barbosa, mãe da jovem escritora.