Educação

Dia do Livro: ‘Mostre o seu Poder”, de Mical Rocha, mostra as várias faces do que é ser mulher

Livro de estreia da autora mostra histórias inspiradoras de mulheres que são referência em Alagoas

Por Assessoria 25/04/2022 15h00
Dia do Livro: ‘Mostre o seu Poder”, de Mical Rocha, mostra as várias faces do que é ser mulher
Ao ver o livro já pronto e em suas mãos, a autora relata que é uma realização pessoal, mas sente que ainda tem um longo caminho a percorrer - Foto: Divulgação

Desde criança, Mical Rocha gostava de escrever. Participava de peças de teatro, para exercitar a criatividade. Quando cresceu, se tornou cantora gospel e inclusive, chegou a lançar um CD. Além disso, é mãe de três filhos e foi locutora de uma rádio comunitária, onde descobriu outra grande paixão em sua vida: a comunicação.

Como tantas mulheres em busca de um sonho, ela se desdobrou de várias formas, até conseguir cursar Jornalismo na Unit/AL, motivada por suas experiências com o rádio. No curso, inspirada pelos professores e pelas disciplinas estudadas, ela desenvolveu um projeto, que em 2022 tomou forma: O livro ‘Mostre seu Poder’, o primeiro de sua autoria.

“A princípio seria um relato da minha vida após os 30 anos, onde ocorreram muitas transições significativas para a minha carreira. Mas logo percebi que não se tratava apenas das minhas experiências pessoais, mas que muitas mulheres assim como eu, precisavam encontrar o poder interior, sua autoconfiança para galgar os seus objetivos. Então, veio o tema: ‘Mostre O Seu Poder’”, comenta Mical.

Ao ver o livro já pronto e em suas mãos, a autora relata que é uma realização pessoal, mas sente que ainda tem um longo caminho a percorrer. “Sempre desejei deixar um legado para as pessoas. E eu senti que essa realização me trouxe mais esperança de coisas que aparentemente são inalcançáveis, mas que, na verdade, são possíveis com determinação e força. É um sentimento de alegria e de grande emoção!”, relata.

Processo de Produção

Para o livro, a autora buscou mulheres que são referências de poder em vários âmbitos sociais: As jornalistas Gilka Mafra e Vanessa Alencar, a juíza Emanuela Porangaba e a deputada estadual Jó Pereira. Além delas, a professora Maria Francisca, mãe de Mical, também foi entrevistada. Ela ressalta que, para ela, Maria Francisca é uma forte referência de poder.

Vanessa Alencar, jornalista e escritora, conta como foi a experiência de ser uma das entrevistadas: “Inicialmente, quando fui convidada, me perguntei: porque eu, em meio a tantas mulheres - inclusive as que estão no livro - maravilhosas e empoderadas? Mas no decorrer da conversa e, principalmente diante do resultado, a pergunta mudou para: porque não eu? Ser entrevistada sobre um tema tão forte e relevante foi diferente, mexeu comigo de forma positiva. Estou acostumada a ver as histórias que conto publicadas, mas não a ver a minha história. Foi uma mistura de conversa entre amigas e terapia”.
“Mostre seu poder”

Perguntada sobre o que é Mostrar o Seu Poder, Mical responde: “Algumas pessoas têm força. Uma mulher autoconfiante tem o poder. Estamos sempre buscando força para cumprir rotinas, alcançar metas, realizar sonhos, mas o poder agrega valores em potencial. Como a autoconfiança, capacitação, predisposição, proatividade, foco, entre outros fatores. Ter poder é ter o domínio das escolhas, é ser ativa e não passiva. É ter voz na sociedade e não se calar, mas falar quando for preciso, opinar, ter senso crítico. Como mulheres precisamos ocupar os espaços de poder e de decisão”.

Já Vanessa, responde: “Tem uma frase de Cecília Meirelles que gosto muito. ‘Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira’. Acho que mostrar o nosso ‘poder’ é ter essa consciência. A consciência do poder das mulheres fortes que fizeram e fazem parte da minha vida, das mulheres que me inspiraram e que me inspiram. Não são mulheres que nunca sofreram, que nunca caíram, que nunca se cansaram, que nunca desistiram. São mulheres que voltaram inteiras - e mais fortes, mais belas, mais determinadas - a cada queda, a cada golpe, a cada dor.”.

Como adquirir?


O livro está disponível na versão digital (e-book) e impresso pela editora Filos, Estante Virtual, Livraria Leitura, Mercado Livre e Lojas Americanas. O registro também pode ser adquirido diretamente com a autora, através do contato (82) 99691-7755 (WhatsApp) ou da rede social, por meio do @mical_rochaj (Instagram).