Educação

Programas Vem Que Dá Tempo e Educação Para Emprego transformam vida de idosa em Delmiro

Por Assessoria 22/04/2022 15h50 - Atualizado em 22/04/2022 16h16
Programas Vem Que Dá Tempo e Educação Para Emprego transformam vida de idosa em Delmiro
História inspiradora revela o sucesso dos programas da educação na luta pelo resgate dos estudantes de volta a sala de aula e capacitação para o mercado de trabalho - Foto: Assessoria

“Nunca é tarde para melhorar, aprender, educar-se. Eu quero muito aprender tudo o que não aprendi antes”. Essas são as palavras de Maria do Socorro Santos Silva, que emociona a todos na Escola Estadual Delmiro Gouveia, com sua dedicação e força de vontade. Naquela que é a capital do Sertão alagoano, a história de uma mulher doce e gentil serve de inspiração, pois, aos 64 anos, a senhora que não teve oportunidade de concluir os estudos durante a juventude decidiu retornar à escola em busca de aprendizado, por meio do programa Vem que dá Tempo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas.

Hoje, Maria do Socorro está matriculada no Ensino Médio EJA (Educação de Jovens e Adultos) e faz o Educação Para Emprego, outro programa da Seduc que promove a capacitação para a conquista de uma oportunidade no mercado de trabalho. “Em sala de aula, dona Socorro é muito inteligente, participativa e dedicada. Na escola, ela já mudou o pensamento de vários alunos que achavam que por ter passado muito tempo sem estudar, não teriam ânimo para voltar. E, hoje, dona Socorro mostra pra todo mundo que não importa a idade para querer adquirir conhecimento, e isso impactou toda a escola”, conta Riquelaine Monteiro, instrutora do programa.

Por anos, Maria do Socorro dedicou a vida aos cuidados de sua família e apoio ao marido em seu pequeno negócio: um supermercado de bairro. Ela conta que sempre desejou estudar, mas, quando precisou ajudar seu companheiro, começou a trabalhar no comércio sem experiência e aprendeu na prática a gerir o empreendimento.

Em 2020, no entanto, seu esposo veio a óbito em decorrência da Covid-19, abalando não só sua casa, mas toda a cidade de Delmiro Gouveia, por ter sido o primeiro falecimento no município em razão do vírus. A partir desta adversidade, a sertaneja,mais uma vez, teve que demonstrar sua força e passou a administrar o negócio da família, mesmo sem muito conhecimento.

Ao decidir voltar à escola, Socorro buscou ajuda no programa Vem que Dá Tempo para conseguir concluir o Ensino Fundamental e ter a oportunidade de cursar o Ensino Médio. Assim, após sua certificação, iniciou suas aulas na Escola Delmiro Gouveia, onde foi apresentada a proposta do Programa Educação Para Emprego. Devido a sua responsabilidade na administração do supermercado, a estudante acreditou que a aprendizagem oferecida pelo curso poderia contribuir na sua rotina de trabalho.

“Eu não tive muitas chances de estudar; quando moça, trabalhei na roça com meus irmãos, e depois, quando casei, dediquei meu tempo à criação dos meus filhos e filhos do meu marido. Agora que eu posso, quero estudar para ter uma qualidade de vida melhor. Eu quero ter novas descobertas. Então, isso [o curso] é uma coisa muito boa pra mim, que não entendo muito sobre empresas. Aprendi sobre o comércio na prática e não tive muita chance de crescimento; agora, quero mudar essa situação,” conta a estudante.

Outra grande motivação para o seu retorno à sala de aula foi a condição especial de seu neto, Leonardo Silva Lopes. O jovem conhecido na cidade como ‘Leozinho’ apresenta deficiência intelectual e, por isso, têm dificuldades cognitivas, o que atrapalha sua aprendizagem, causando um atraso na sua formação. Diante desse fator, dona Socorro se comprometeu a frequentar a escola com o neto, para incentivá-lo a concluir o Ensino Médio também.

“Leozinho é meu neto e filho do coração. Ele é especial e precisa muito de incentivo. Então, também estou aqui para ficar perto dele, para que a gente se ajude; juntos, para que ele não perca nenhum dia de aula e possa aprender. Estudamos EJA lado a lado, porque o desejo maior do meu coração é que ele estude, pois tudo o que ele possa aprender vai ser maravilhoso para o crescimento dele”, finaliza Socorro.

À frente da pasta da educação, o secretário José Márcio de Oliveira explica que os programas Vem Que Dá Tempo e Educação Para o Emprego são complementares, resgatando os alunos para sala de aula para conclusão dos estudos.

“Com Vem Que Dá Tempo e o Educação Para o Emprego nós completamos um ciclo na vida do aluno, resgatando quem não estudava há mais de dois anos, e devolvemos à sociedade com condições reais de empregabilidade, além de conhecimentos básicos de empreendedorismo. Isso tem feito a diferença na vida de milhares de alunos da rede estadual em toda Alagoas. Já beneficiamos cerca de 900 pessoas no primeiro ciclo do Educação Para o Emprego e mais de 4 mil no Vem Que Dá Tempo este ano. Seguiremos neste trabalho, mudando a vida das pessoas através da educação, colhendo mais história como essa da dona Socorro”, explica o secretário.

Vem Que Dá Tempo

Criado em julho de 2021, o Vem Que Dá Tempo é um programa que busca acelerar a escolarização dos alagoanos e combater a taxa de analfabetismo que, por muito tempo, foi uma triste realidade no Estado. O programa tem o objetivo de dar suporte à escolarização de jovens e adultos, principalmente aqueles em vulnerabilidade social. Os estudantes têm direito a bolsas de estudos pela permanência, além de um bônus pela aprovação. Cada aluno do EJA pode receber até R$ 500.

O candidato deve ser maior de idade e estar há, pelo menos, dois anos afastado dos estudos. As inscrições acontecem durante todo o ano de 2022, em 441 polos de ensino da rede pública. Para mais informações é só acessar o site do escolaweb. (https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/vem-que-da-tempo)

Educação Para o Emprego

Com o Educação Para o Emprego, que é oferecido exclusivamente para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em turmas de turnos diferentes das aulas regulares, a Seduc oferece a oportunidade de o aluno trabalhar sua empregabilidade. A metodologia do programa consiste em 10 encontros de 4 horas cada, totalizando 40 horas/aula.

O intuito do programa é proporcionar aos alunos que estão retomando os estudos, orientação para o mercado de trabalho, desenvolvendo 10 temas que incluem questões como elaboração de currículo, técnicas de procura de emprego, planejamento financeiro, empreendedorismo, entre outros.