Educação

Educação e MPT retomam projeto de combate ao trabalho infantil

Por Assessoria 21/04/2022 10h53
Educação e MPT retomam projeto de combate ao trabalho infantil
Ação envolve premiações às produções artísticas que abordem combate ao trabalho infantil e aprendizagem de adolescentes - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), junto ao Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT-AL), anuncia na próxima sexta-feira (29), no auditório da Escola Nosso Lar I, no Vergel do Lago, o retorno do projeto Resgate a Infância. A iniciativa busca conscientizar os alunos da rede municipal de Educação sobre a importância do combate ao trabalho infantil por meio de expressões artísticas que vão concorrer a prêmios.

Uma ação que já vem sendo executada no município desde 2018, o projeto retoma agora junto às aulas presenciais, marcando presença nas salas de aula. Uma premiação será realizada com os trabalhos realizados pelos estudantes do 4º ao 7º ano, com contos, poemas, música, desenho e curta-metragem.

O coordenador de centros e núcleos da Semed, Ademir Oliveira, destacou a parceria com o órgão. "Esta é uma parceria que vem agregar aos nossos planejamentos, pois evidencia uma temática que exige o cuidado com nossas crianças e adolescentes: trabalho infantil, e une esse tema ao mundo da leitura, trazendo alguns gêneros para leitura e produção de nossos estudantes”, diz.

Parceria foi retomada com retorno das aulas presenciais. Foto: Ascom Semed
Parceria foi retomada com retorno das aulas presenciais. Foto: Ascom Semed



Haverá uma etapa estadual, na qual serão premiados o professor do estudante, o coordenador pedagógico e o aluno. Além de uma nacional, valendo um tablet e uma viagem paga até Brasília para o aluno vencedor. Os trabalhos poderão ser submetidos até o dia 27 de junho e as inscrições vão ser iniciadas em breve.

A coordenadora do Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente da Semed, Ticyane Melo Bentes, diz que o trabalho infantil é um problema que deve ser enfrentado para além da repressão. "O objetivo do nosso projeto é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil", pontua.

As crianças do 4º e 5º ano participam com temas sobre o trabalho infantil e as do 6º e 7º com a profissionalização e aprendizagem dos adolescentes.

Mais informações sobre o projeto e a premiação serão dadas na ocasião de seu lançamento.