Educação

Inscrições para o Desafio Inspira Tech são prorrogadas até o dia 31 de maio

Competição visa identificar e desenvolver ideias de novos modelos de negócios na Economia 4.0 em diversos setores

Por Assessoria 18/04/2022 14h20
Inscrições para o Desafio Inspira Tech são prorrogadas até o dia 31 de maio
Cada inscrição pode ser realizada por uma equipe composta por no mínimo três e no máximo cinco alunos e um professor e deverá ser efetuada por apenas um dos membros da equipe - Foto: Divulgação

As inscrições para o Desafio Inspira Tech, criado pelo Sebrae e Ministério da Educação (MEC) para promover a cultura e a educação empreendedora na educação formal, foram prorrogadas e vão até o dia 31 de maio. As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site: https://www.even3.com.br/inspiratech/. Com o foco educacional, a competição nacional busca identificar e desenvolver ideias de novos modelos de negócios na Economia 4.0, seja no Agro, Indústria ou Serviços, desenvolvidos por estudantes da educação profissional e tecnológica.

Cada inscrição pode ser realizada por uma equipe composta por no mínimo três e no máximo cinco alunos e um professor e deverá ser efetuada por apenas um dos membros da equipe (aluno ou professor). O regulamento completo do Desafio Inspira Tech pode ser acessado no site: https://www.gov.br/mec/pt-br/i... analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Sílvia Chamusca, afirma que o Desafio será realizado de 6 de junho a 29 de setembro, e poderá fazer com que os participantes, como estudantes da educação profissional e técnica do estado, sobretudo os do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), demonstrem bons resultados em competições e editais neste formato, criando soluções eficazes para vários segmentos.

“Essa interação entre a educação e a economia local favorece a formação de modelos de negócios inovadores e sustentáveis. Eles são bem planejados, têm uma visão muito clara das necessidades e realmente desenvolvem soluções para resolver problemas e isso é fantástico. O edital tem grandes possibilidades aqui para Alagoas e até de lançar vencedores. O IFAL é um exemplo disso e tem demonstrado bom aproveitamento em iniciativas assim”, conclui Sílvia Chamusca.

Sobre o Desafio Inspira Tech


No Inspira Tech, os estudantes irão participar de uma maratona digital e gratuita, na qual deverão construir e entregar um pitch de negócio no formato de apresentação referente a temática da Economia 4.0. O desafio será realizado on-line, via plataforma de acesso remoto, e conta com uma etapa presencial, com aplicação de uma metodologia que buscará capacitar e estimular o participante a realizar a ideação e modelagem de um novo negócio.

A competição é dividida em 3 etapas: inicial, semifinal e final. A etapa inicial é a de criação dos projetos, com palestras, mentorias on-line e avaliação por especialistas das ideias inscritas. Ao todo, 81 equipes participarão da Etapa II – Semifinal, também com mentorias, palestras on-line e avaliação para definição de nove equipes que participarão da Etapa III – Final.

Na etapa final, as nove equipes finalistas serão aprimoradas com orientações e mentorias até a apresentação dos pitches dos projetos em um evento presencial. Além dos certificados, as três equipes vencedoras serão premiadas com passagens aéreas e diárias para visitas técnicas a centros de referência em inovação e tecnologia em São Paulo, incluindo o acompanhamento do professor/mentor indicado no momento da inscrição.