Educação

Dia Nacional do Livro Infantil ressalta a importância da leitura em todas as fases da vida

Por Assessoria 18/04/2022 10h07
Dia Nacional do Livro Infantil ressalta a importância da leitura em todas as fases da vida
Confira 6 dicas de audiobooks para incentivar a criançada - Foto: Divulgação

Um livro infantil carrega o poder de percorrer toda a vida de uma criança. Mesmo com o passar dos anos, aquela história que conhecemos na escola ainda é a preferida e pode até ser passada de pai para filho. Buscando ressaltar essa importância, o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril em homenagem ao aniversário do escritor Monteiro Lobato, convida todos a puxar na memória aquele título preferido e incentivar a leitura para as próximas gerações.

Um formato que tem conquistado cada vez mais adeptos infantis são os audiobooks, que acabam aguçando ainda mais criatividade e alimentam a imaginação das crianças. É por meio deles, e pela discussão sobre eles, que os pequenos tendem a aprender sobre reflexão, senso crítico, argumentação e até mesmo gostos pessoais.

Pensando em dar cada vez mais força a essa corrente de leitura e conhecimento, o Skeelo, maior app de ebooks e audiobooks do país, selecionou títulos de grandes autores, começando pelos publicados pela editora Livro Falante, para as crianças se divertirem.

Obviamente, em uma lista de livros infantis, Monteiro Lobato e sua turma não poderiam faltar. Como sugestão de audiolivro ficam “A chave do tamanho” e “Reinações de Narizinho”.

O primeiro, conta a história da boneca Emília, que preocupada em acabar com a guerra mundial, desliga uma chave que modifica o tamanho de todos os seres humanos. A partir daí ela precisa da ajuda do Visconde de Sabugosa e passa a morar na sua cartola. O audiobook conta com a participação de Gláucia Macabelli, Lúcia Tulchinski, Camila Maia, Barros Batista, Anderson Gorgone, Gustavo Boralli e Arnaldo Santini.

Já o livro de Narizinho traz a obra completa de Monteiro Lobato com onze histórias narradas por Sandra Silvério. Nele, o autor conta as aventuras da turma do Sítio do Picapau Amarelo, além de personagens da natureza e de contos de fadas que participam das histórias.

A outra dica fica para a narração de Barros Batista e participação de Vera Perossi, no audiolivro “Com Machado no quintal”, do autor Machado de Assis. A obra traz 5 contos diferentes com temáticas inusitadas. O “Um apólogo” narra a conversa entre uma agulha e uma linha que discutem sua importância para a costura. Já a “História Comum”, da voz a um alfinete, divertindo a criançada em cada etapa da história, e “Conto de escola”, traz aprendizados muito especiais para um estudante.

Nessa obra as crianças também podem acompanhar “A carta do Gatinho Preto” e descobrir um pouco mais sobre a biografia adaptada de Machado de Assis.

Outra indicação é o audiobook “Brincando em Cordel”, da autora Cleusa Santo, poetisa cordelista. Nele, a cultura do cordel dá vida, voz e efeitos para criar um novo mundo de detalhes nas 10 histórias narradas na obra. Entre elas, continuações de grandes clássicos como “O casamento da Chapeuzinho”, “Um amor para o Saci” e o curioso “Rino, o rato que roeu a roupa do rei de Roma”.

Para aqueles que adoram as lendas e culturas nacionais, a obra “5 lendas brasileiras” tem tudo para ser a favorita. Narrado por Di Ramon e elenco Livro Falante, esse audiobook infantil vem recheado com deliciosas lendas brasileiras, publicadas pela Editora DCL na coleção Histórias e Lendas Brasileiras. Entre os contos escolhidos estão O Curupira, O Japiim, O Paraíso dos Insetos, O Saci e O Boi das Aspas de Ouro.

Na produção, a obra ganhou um cuidado mais do que especial nos efeitos sonoros que promete agradar a toda a família.

Para complementar as dicas de leitura, o Skeelo ainda disponibiliza na área free do aplicativo o audiobook “Vini conta Branca de Neve”, de Vinicius Campos. Na obra, o autor atualiza o clássico onde a princesa tem o controle de sua vida, sem depender de um príncipe para ser feliz e nem beijada sem o seu consentimento. O objetivo do audiolivro é de aprofundar a proposta de Vinicíus em colaborar para uma infância menos tóxica às crianças e essencialmente diversa, a fim de construir uma sociedade menos machista e mais igualitária.

Na releitura da Branca de Neve vários artistas renomados deram voz aos personagens, como Daphne Bozaski (Branca de Neve), Alinne Moraes (Rainha Má) e Tiago Abravanel (Espelho), além de grande elenco (Bruna Thedy, Drayzon Menezzes, Fabiano Augusto, Gabi Cywinski, Hugo Picchi, Ivan Parente, Micheli Machado, Natália Rodrigues, Orlando Caldeira, Robson Nunes e Tiago Moraes).

Todos os audiobooks fazem parte do acervo de mais de 1.500 livros digitais que estão disponíveis na estante virtual do Skeelo, aplicativo que pode ser baixado no Google Play ou na App Store.