Educação

Justiça Federal abre vagas de estágio para alunos de Direito

Por Assessoria 13/04/2022 10h23
Justiça Federal abre vagas de estágio para alunos de Direito
O estágio terá duração de um ano, prorrogável por igual período - Foto: Assessoria

Os alunos do curso de Direito interessados em realizar estágio na Justiça Federal em Alagoas (JFAL) devem ficar atentos. Está confirmado para o próximo dia 25 o início das inscrições para cadastro de reserva para realização de estágio não-obrigatório nas Varas e Turma Recursal, situadas na Sede da JFAL, em Maceió, e nas Subseções Judiciárias de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema.

A seleção será dividida em três fases, sendo a primeira uma prova seletiva de múltipla escolha, com 30 questões; a segunda uma prova escrita, no formato de dissertação e a terceira, um exame oral e entrevista, sendo eliminado o candidato que não comparecer a qualquer uma delas.

O certame reserva 10% das vagas que surgirem para pessoas com deficiência e outros 30% para estudantes negros. Para ser contratado, o estudante deverá ser matriculado a partir do 5º período do curso de Direito e comprovar tempo mínimo remanescente de um ano para a respectiva conclusão do curso. A lotação do estagiário será definida pela disponibilização de vagas nas diversas unidades da Justiça Federal, a depender da demanda.

Em cumprimento a resolução do Conselho da Justiça Federal, é vedada a contratação de estagiário que possuir vínculo profissional ou de estágio com advogado ou sociedade de advogados que atuarem em processos na Justiça Federal; para servir como subordinado a magistrado ou a servidor investido em cargo de direção ou de assessoramento que lhe seja cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau; que possua vínculo de estágio com outro órgão ou instituição, de quaisquer dos Poderes e entes federativos, suas autarquias, fundações, empresas públicas e de economia mista e suas subsidiárias.

Também não poderá realizar estágio o aluno ocupante de cargo, emprego ou função vinculado aos órgãos ou às entidades da administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes; militares, bem como servidor do Ministério Público.

O estágio terá duração de um ano, prorrogável por igual período. A carga horária é de 20 horas semanais. O auxílio financeiro será de R$ 1.200, além do auxílio-transporte no valor diário de R$ 12 para cada dia trabalhado.

Todos os detalhes do certame, incluindo as informações para a inscrição, podem ser consultados no endereço eletrônico https://www.jfal.jus.br/concursos/estagiarios/