Educação

Cosems-AL divulga dez trabalhos que serão expostos na III Mostra AL Aqui Tem SUS

Foram mais de 130 experiências exitosas alagoanas que se inscreveram para participação no evento estadual

08/04/2022 18h30
Cosems-AL divulga dez trabalhos que serão expostos na III Mostra AL Aqui Tem SUS
Rodrigo Buarque divulga trabalhos para a Mostra Alagoas Aqui Tem SUS - Foto: assessoria

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) divulgou nesta sexta-feira, 8,  o resultado dos dez trabalhos selecionados para apresentação oral, no próximo dia 18, na III Mostra Alagoas Aqui Tem SUS, que acontece na sede do próprio Cosems-AL.

Foram mais de 130 experiências exitosas alagoanas que se inscreveram para participação no evento estadual.
Dos dez trabalhos, seis deles serão selecionados para apresentação no XXXVI Congresso do Conasems, no período de 12 a 15 de julho em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Os dez que mais se destacaram foram: Identificação de clusters e treinamento em serviço: Estratégias para abordagem da Hanseníase no município de Pilar (Pilar); Redução do número de lesões de cárie com a técnica Art de 2 a 5 anos na ESF 13, Pilar/AL (Pilar); e Monitoramento dos indicadores do Previne Brasil e o impacto na qualificação dos serviços de Saúde (Jundiá).

Fazem parte ainda das iniciativas inovadoras: Trabalho multidisciplinar no tratamento de sequelas pós-Covid-19. Assistencial: um olhar integral ao paciente (Teotônio Vilela); Grupo Superação: assistência especializada no atendimento de pacientes com fibromialgia (Teotônio Vilela); Programa Saúde em Casa: ambulatório domiciliar para tratamento de lesões de pele (Teotônio Vilela); Impacto da assistência de enfermagem em domicílio a pacientes com feridas na AB (Feira Grande).

Outros incluem: Oficina Integrada de cuidado às crianças com síndrome congênita associada à infecção pelo vírus Zika e suas famílias (Arapiraca) e o Projeto Cine Saúde nos Bairros (Maribondo) e Projeto Semeadores da Paz - Prevenir a violência é cuidar da minha Saúde (Santana do Ipanema)