Educação

Primeira plataforma de educação empreendedora social para mulheres no Brasil vira livro

Por Assessoria 05/04/2022 17h50
Primeira plataforma de educação empreendedora social para mulheres no Brasil vira livro
“A Dona do Negócio” será lançado neste domingo, dia 10, às 16h, na livraria Leitura - Foto: Assessoria

Depois de perseguir seus sonhos e projetos com afinco (e passar por algumas frustrações, senão não seria legítimo) que a administradora, mentora e coaching baiana Uliana Ferreira entendeu que a sua missão é ajudar mulheres a escreverem a sua própria história no mundo empresarial. Para isso, teve a ideia de criar a primeira plataforma de educação empreendedora social exclusivamente para elas no Brasil: A Dona do Negócio.

A plataforma virou livro e será lançado neste domingo, 10 de abril, às 16h, na livraria Leitura do Parque Shopping, acompanhado de uma sessão de autógrafos. Com prefácio de Rosely Boschini, CEO e Publisher da Editora Gente, “A Dona do Negócio” está sendo lançado pela própria editora, que é considerada a maior no segmento de business do Brasil, que tem em seu portfólio nomes como Sandro Magaldi, Paulo Vieira, Joel Jota e outras estrelas da literatura de empresarial. O livro pretende sacudir o mercado de trabalho feminino ao incentivar mulheres a empreenderem e escreverem a sua própria história de forma independente.

A proposta da obra é ajudá-las a posicionarem o seu negócio de modo correto, com autenticidade e estratégia, focando a melhoria e a otimização dos recursos que já têm à sua disposição. As dicas de Uliana são fruto da sua própria experiência na jornada empreendedora e foram construídas a partir da metodologia 3E’s que é atemporal, pois fala de diferenciação e posicionamento de negócios autênticos.

Além disso, o livro mostra as adversidades do mundo dos negócios, como o machismo estrutural e de que forma é possível sobrepô-las. Pesquisas apontam que o número de mulheres desempregadas é 29% maior do que o de homens e que somente 34% dos mais altos cargos nas empresas no Brasil são ocupados por mulheres, fora a diferença salarial.

A autora vai passando por tópicos interessantes como as questões psicológicas que envolvem trajetória empreendedora. Quem nunca pensou em desistir após inúmeras tentativas mal sucedidas e que não se encaixava nos padrões que a sociedade exige? A partir daí, ela se sente à vontade para entrar na técnica já que, conforme ela diz, atitudes mudam histórias. “Minha missão é ajudar e conscientizar o maior número de mulheres possível a serem protagonistas da própria vida”, afirma Uliana.

O livro não é apenas teórico, ele também é prático e interativo. É uma espécie de apostila da empreendedora, já que oferece uma série de exercícios que podem ser feitos ao longo da leitura que ajudam no processo de autoconhecimento. Além disso, é pelo livro que a mulher pode construir o seu PIP (Plano de Identidade Poderoso), ou seja, a sua imagem pessoal para que ela seja interpretada pela sociedade, no mundo físico, e por sua audiência, no digital. Ao final da leitura, a empreendedora terá entendido: pelo o que será lembrada (legado); pelos produtos e/ou serviços, time, valor, resolução de problemas (negócio); crenças, valores, relacionamento, comunicação, criações, voz, aparência, performance e habilidades (marca) e, por fim, pela tríade corpo/mente/espírito, personalidade, arquétipo, ciclos e ritmo (você). Ao final de cada capítulo, o leitor pode acessar um QR Code para ler o conteúdo a seguir.

Sobre a autora

Uliana Ferreira é alabaiana – um pouco baiana e muito alagoana – é formada em administração e marketing e fundadora da comunidade A Dona do Negócio, a primeira plataforma de educação empreendedora social para mulheres no Brasil. Possui MBA em Executive Coaching e é master coach trainer pela The Inner Game International School. Com mais de 20 anos de experiência no varejo, atua como executive & business coach de gestores e times de vendas e já formou mais de mil líderes na metodologia coaching. Analista de perfil comportamental e especialista em estratégias para a aceleração de resultados, desenvolveu a técnica Mapa de Comportamento de Compra, que possibilita identificar como cada perfil de cliente efetua uma decisão de aquisição de produto. Palestrante e cantora, Uliana é mentora de empresárias e lideranças.