Educação

Educação lança novo projeto de incentivo à leitura

Por Assessoria 01/04/2022 16h20 - Atualizado em 01/04/2022 16h22
Educação lança novo projeto de incentivo à leitura
O lançamento do Ler Mais Alagoas aconteceu de forma online. O programa foca no desenvolvimento literário dos nossos jovens e crianças da Rede Estadual de Ensino. - Foto: Assessoria

Desenvolver o desejo de ler e potencializar a aprendizagem em todas as áreas de conhecimento. Este é o intuito do projeto Ler Mais Alagoas, lançado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em live realizada nesta última quarta-feira (30) para professores, pais e alunos. O intuito foi apresentar o novo projeto que faz parte do conjunto de ações do Programa Escola 10.

“Esse programa me deixa feliz por ser um momento de promoção à leitura para nossas escolas dentro do contexto do programa Escola 10, também levando essa ação para redes municipais. Me deixa feliz, sobretudo, por um aspecto que o programa apresenta, que é o de incentivo ao consumo da produção literária de autores alagoanos. As escolas e os estudantes vão receber um pacote de autores que são da nossa terra e desconhecidos dessa nova geração, além de clássicos de literatura”, conta José Márcio, secretário Executivo da Educação.

O lançamento contou ainda com a participação do superintendente de Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, do secretário de Educação do Município de Branquinha, Ednaldo Firmino e da Gerente NERD/SUPED, Danielly Verçosa. Durante o bate-papo, os profissionais esclareceram como vai acontecer o projeto nas escolas durante o ano letivo de 2022.

DISTRIBUIÇÃO

A Seduc junto com as Gerências Regionais de Educação (GERE’s) vai orientar as escolas sobre as retiradas dos kits de leitura. Dessa forma cada unidade escolar vai assinar um termo de compromisso, o qual o responsável pelo recebimento desses materiais se compromete a fazer a catalogação e zelar pelo acervo, além de promover o acesso dos estudantes aos materiais.

Além da distribuição de materiais, a Seduc organizará oficinas nomeadas de “Biblioteca Ativa” para debater estratégias e ações sobre o programa, utilizando todo o material recebido.
CRONOGRAMAAbril - Distribuição do acervo bibliográfico as unidades de ensino.Abril - Catalogação do acervo e distribuição dos kits dos estudantes do Ensino Médio.Abril - Oficina “Biblioteca ativa”.

Abril a Outubro - Desenvolvimento de ações interdisciplinares para promoção à leitura.Outubro - Inscrição da ação inspiradora na GERE.Outubro - Seleção de ação inspiradora regional e envio à equipe da Seduc central.Novembro - Avaliação e divulgação das ações inspiradoras em nível estadual.