Educação
Instituições de ensino superior de Alagoas lançam Programa de Mobilidade Acadêmica
Estudantes poderão cursar disciplinas de forma complementar na Uncisal, na Uneal, na Ufal e no Ifal
A integração entre instituições públicas de ensino superior se tornou realidade em Alagoas. Os reitores das quatro universidades públicas do estado assinaram, nessa segunda-feira (22), um convênio que vai garantir mobilidade para os estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Na prática, a mobilidade acadêmica vai permitir que estudantes de uma instituição possam cursar, de forma complementar, disciplinas de interesse em outras instituições integrantes do convênio. A iniciativa vai proporcionar o intercâmbio de conhecimento e assegurar novas experiências para os universitários alagoanos. O programa surge a partir da intermediação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).
“Com essa iniciativa, nossos estudantes poderão conhecer a realidade de outras instituições de ensino, o que deve proporcionar um ganho muito grande na formação desses futuros profissionais. Além disso, o Programa de Mobilidade Acadêmica vai gerar uma aproximação ainda maior entre as universidades públicas de Alagoas”, pontuou o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa.
O reitor da Uncisal acrescentou ainda que o Programa de Mobilidade Acadêmica surge para ampliar conquistas alcançadas pelas universidades públicas em Alagoas ao longo dos últimos anos. “Com o apoio da Fapeal e do professor Fábio Guedes, conseguimos ampliar o número de bolsas de pesquisas nas universidades, o que impulsiona o setor de ciência e tecnologia no estado”, destacou Henrique de Oliveira Costa.
Para o pró-reitor de Ensino e Graduação da Uncisal, George Souza, os avanços registrados ao longo dos últimos anos terão impacto por um longo período “Esse é um legado que, certamente, vai alcançar gerações. Nós temos a responsabilidade de manter esses avanços no âmbito da ciência e da tecnologia. São iniciativas como esta que fazem com que a Uncisal tenha hoje os seus melhores indicadores acadêmicos da história, apesar do cenário de pandemia”, destacou Souza.
Além de Henrique Costa e George Souza, participaram da assinatura do convênio o reitor da Uncisal, Odilon Máximo, acompanhado da pró-reitora Adenize Costa Acioli; o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, acompanhado do pró-reitor Amaury Barros; e o reitor do Ifal, Carlos Guedes de Lacerda, acompanhado da pró-reitora Maria Cledilma Costa.
PROMOAC – O Programa de Mobilidade Acadêmica em Rede entre as Instituições de Ensino Superior Públicas de Alagoas (Promoac-AL) vai permitir que cada aluno possa cursar até seis disciplinas em outras instituições, sendo no máximo três por semestre. A seleção acontecerá mediante edital. As inscrições poderão ser realizadas de forma remota através dos sites das instituições participantes.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas