Educação
Bolsa Permanência abre inscrições para estudantes indígenas e quilombolas
Prazo para inscrição vai até 28 de fevereiro
A Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) informa que estão abertas as inscrições de estudantes indígenas e quilombolas que estejam devidamente matriculados em cursos de graduação presencial para a Bolsa Permanência (MEC). O valor da bolsa é de R$ 900,00.
Para realizar a inscrição, o estudante deve fazer o cadastro no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), responder as informações sobre seu perfil socioeconômico e acadêmico e anexar a documentação solicitada. Em seguida, deve enviar por e-mail os documentos da inscrição, de acordo com sua unidade educacional.
Entre os documentos solicitados estão: autodeclaração do candidato; declaração da comunidade do candidato; Termo de Compromisso do bolsista e declaração da Funai ou declaração da Fundação Cultural Palmares, acompanhado de comprovante de residência, juntados em um único PDF.
O prazo para realizar o cadastro vai até 28 de fevereiro. Para envio da documentação, o estudante tem até o dia 4 de março. A Proest tem até o dia 31 de março para analisar e autorizar as inscrições. No entanto, a bolsa é gerida pelo Ministério da Educação e a Universidade somente analisa e atesta as inscrições. O valor pago e os critérios e quantidades de vagas são definidos pelo MEC.
Para mais informações sobre como obter cada declaração e o modelo dos demais documentos, acesse o edital.
Mais lidas
-
1De olho!
Resumão BBB 26: Ana Paula afronta Jonas, Milena surta e Babu Santana vira-folha de vez
-
2proteína polilaminina
Laís Souza se encontra com pesquisadora pioneira em reconstrução da medula espinhal
-
3Litoral Norte
Criança de 4 anos morre afogada em piscina de residência em Tabuba
-
4Luto na política
Morre Edlúcio Donato, presidente do Podemos em Maceió
-
5Treta
Ex-jogador Edilson Capetinha é expulso do BBB 2026 após agressão a colega



