Educação

Sesi Alagoas estreia na FRC de robótica com um prêmio nacional

Com apenas dois meses de treino, time da Escola Sesi Senai conquista 2º lugar entre equipes novatas

Por Assessoria 10/12/2021 15h36
Sesi Alagoas estreia na FRC de robótica com um prêmio nacional
Reprodução - Foto: Assessoria

A primeira equipe formada pelo Sesi Alagoas para participar da First Robotics Competition (FRC) estreou com um grande resultado, o 2° lugar do Rookie All Star Award, prêmio de maior renome para equipes novatas na competição promovida pelo Sesi Nacional. O time, selecionado em agosto último, conta com dez alunos da Escola Sesi Senai Benedito Bentes e três técnicos.

Esta categoria é a mais complexa entre as competições de robótica da First, em que alunos do ensino médio constroem e programam robôs de até 54 kg e 1,5 metro de altura. Esse prêmio conquistado celebra a equipe novata, exemplificando um esforço de parceria jovem, mas forte, além de implementar a missão da First de inspirar os alunos a aprenderem mais sobre ciência e tecnologia.

A First é uma comunidade global de robótica que tem como objetivo inspirar jovens de 14 a 18 anos a se tornarem líderes em ciência e tecnologia, promovendo inovação e capacidade na vida dos jovens.

A competição contou com a participação de 23 equipes de escolas públicas, privadas e da Rede Sesi, que disputaram 24 prêmios especiais e a Aliança Vencedora nas disputas de arena. A premiação oficial das equipes foi transmitida ao vivo pelas redes sociais na última terça-feira (7).

A FRC é uma competição que mistura a adrenalina dos esportes com os rigores da ciência e tecnologia. Nela, os estudantes são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times, aproximando-os do mundo da engenharia.

“Além de novato na competição, também sou novo na robótica, nunca havia participado de nenhuma outra competição da First, mas, a experiência de participar da FRC como ponto de partida foi uma oportunidade atípica para todos da equipe”, disse Artur Toledo, de 16 anos, que cursa o 2° ano do ensino médio na Escola Sesi Senai.

Segundo ele, além de ter sido a primeira experiência, o tempo foi um grande desafio, pois foram apenas dois meses de preparação até a competição. “Foi preciso correr contra o relógio”, diz ele.

O tempo curto foi encarado como um desafio, não como um obstáculo pela equipe alagoana. “Para conquistar o prêmio no torneio FRC, precisamos de muitos processos de evolução de todos os envolvidos, não só meu e dos outros técnicos, mas, sentimos a evolução mais forte em nossos alunos. Nossa equipe, apesar de quase todos serem novatos, se mostrou excelente em todas as áreas”, disse o técnico João Victor Dantas.