Educação

19 de novembro de 2021 13:38

Estudante da Ufal é selecionado para bolsas de pós-doutorado

↑ Harrisson David com a orientadora Magna Moreira (Foto: Ascom Ufal)
Com toda formação acadêmica (graduação e pós-graduação) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o aluno e pesquisador Harrisson David está entre os sete selecionados contemplados com bolsas da Dimension Science (EUA). Com pós-doutorado em andamento, Harrison é graduado em Física com mestrado e doutorado em Física da Matéria Condensada, dentro do programa de pós-graduação do Instituto de Física (IF) da Ufal. Em 2020 concluiu  também o doutorado em Nanotecnologia y Materiales Avanzados pela Universidad Autónoma de Madrid, realizado conjuntamente com a instituição alagoana.

A Dimensions Sciences é uma organização não governamental (ong), sem fins lucrativos e tem a finalidade de apoiar, financeiramente, cientistas brasileiros que já estão voluntariamente vinculados a laboratórios sediados no Brasil, mas não possuem bolsa, ou cientistas brasileiros de retorno de intercâmbio científico no exterior para laboratórios sediados no Brasil, que estão na mesma condição (sem bolsas).

A Ong visa contemplar os momentos de transição de carreira, permitindo que o profissional de ciência consiga continuar se dedicando à pesquisa enquanto busca por bolsas de maior duração das agências estaduais, federais, ou internacionais ou por vínculos empregatícios.

A bolsa conquistada por Harrisson, com vigência de três meses, dará suporte à continuidade da pesquisa em andamento na Ufal, dentro do projeto Raman Acustofluídica – como técnica de diagnóstico e monitoramento celular, sob a coordenação da professora e orientadora Magna Suzana Alexandra Moreira, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), também coordenadora do Laboratório de Farmacologia e Imunidade (LaFI) da instituição alagoana.

“Ele foi aprovado em primeiro lugar no pós-doutorado – PNPD- Capes-Ufal no Instituto de Física da instituição alagoana, mas sua bolsa foi cortada durante a transferência. A seleção para a contemplação da bolsa pela Dimension Science, foi feita por meio de um edital público, disputado por 120 concorrentes, com avaliação dotada de rigorosos critérios”, enfatiza Magna.

Harrisson é especialista em Espectroscopia aplicada em sistemas biológicos, com diversas publicações de alto impacto nessa área durante seu doutorado. Há dois anos se juntou ao Grupo de Pesquisa de Acústica Física (GAF) e ao Laboratório de Farmacologia e Imunidade da Ufal para o desenvolvimento da plataforma de Bioespectroscopia assistida por dispositivos de acoustofluídica para ensaios em células.

Além da parceria com o Grupo GAF, coordenado pelo professor Glauber Tomaz da Silva, o projeto conta com a colaboração do Grupo Nano-Fotônica e Imagens (GNFI), liderado pelo professor Carlos Jacinto da Silva nos estudos relacionados à parte de Espectroscopia. “O currículo dos coordenadores das áreas específicas do projeto, dentro dos critérios estabelecidos para a seleção, também se somou para a aprovação de Harrisson. O projeto tem possibilitado grandes avanços na interface da acustofluidica e imunobiologia da leishmania no contexto do estudo científico”,destacou a coordenadora Magna, que é a “principal investigadora” (PI),  da pesquisa em andamento na Ufal.

Fonte: Ascom Ufal

Comentários

MAIS NO TH