Educação

2 de outubro de 2021 10:14

Primeira Olimpíada de Matemática de Maceió será lançada nesta segunda (4)

Programa é financiado pela Secretaria Municipal de Educação e vai beneficiar estudantes do 1º ao 9º ano

↑ A primeira edição da OM² irá contemplar estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

A Prefeitura de Maceió lança, nesta segunda-feira (4), a primeira Olimpíada de Matemática de Maceió (OM²), às 14h, na Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, no Barro Duro. Em sua primeira edição, serão contemplados estudantes do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental matriculados na rede municipal de ensino.

Coordenado e financiado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o programa tem como objetivo potencializar o ensino da Matemática entre os alunos da rede. No total, 9.492 mil estudantes do Ensino Fundamental de 30 escolas da Rede Municipal já se inscreveram na OM². Os três primeiros alunos com a maior nota da olimpíada serão contemplados com premiações.

Os estudantes participantes serão divididos em quatro diferentes níveis e nomeados em homenagem às praias em pontos emblemáticos da capital alagoana: Pontal da Barra (1º e 2º anos), Pajuçara (3º, 4° e 5º anos), Ponta Verde (6º e 7º anos) e Ipioca (8º e 9º anos). A prova será aplicada de forma presencial nas unidades escolares da rede.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Elder Maia, o intuito da OM² é estimular os estudantes a alcançarem seus objetivos e prepará-los para o exercício da cidadania com base nos conhecimentos matemáticos.

“Vamos organizar e coordenar a Olimpíada Municipal de Matemática, onde serão premiados os três primeiros alunos mais bem posicionados. Será uma grande atividade que vai mobilizar toda a rede, professores dos anos iniciais, pedagogos e professores de matemática e, consequentemente, os estudantes, que têm contato com este componente curricular que faz parte da formação integral do estudante e é matriz do currículo da educação pública e privada do Brasil”, explica o secretário.

Segundo a professora e doutora Juliane Medeiros, coordenadora geral do Ensino Fundamental e coordenadora da Olimpíada de Matemática de Maceió, o projeto é importante para fomentar o ensino de matemática no ambiente escolar.

“Esta ação é uma estratégia para motivar o ensino da matemática com qualidade em nossa rede e consolidar o processo de aprendizagem em que os conhecimentos matemáticos são de grande importância na formação das competências gerais dos estudantes. A mobilização e aceitação deste projeto na rede foi muito boa para a primeira edição, com a adesão de 30 escolas e quase 10 mil estudantes de nossa rede”, concluiu Juliane.

 

Fonte: Ascom Semed

Comentários

MAIS NO TH