Educação

Uncisal utiliza tecnologia inédita em eleições para Reitoria e coordenação de Medicina

Sistema de votação Helios foi empregado; votações mobilizaram servidores e estudantes

Por Assessoria 16/07/2021 09h31
Uncisal utiliza tecnologia inédita em eleições para Reitoria e coordenação de Medicina
Reprodução - Foto: Assessoria

O desafio de realizar eleições em meio a pandemia de Covid-19 foi superado com o uso da tecnologia na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Com o auxílio de um sistema de votação online, a instituição promoveu, nos meses de junho e julho, eleições para a Reitoria da universidade e para a coordenação do curso de Medicina.

As votações foram viabilizadas graças ao trabalho de uma equipe multidisciplinar. Além das comissões eleitorais, que reúnem representantes dos diversos segmentos da instituição, técnicos da Supervisão de Tecnologia da Informação (Sutin) e da Assessoria de Comunicação auxiliaram no processo de planejamento, execução e divulgação do processo eleitoral.

Para viabilizar o pleito, o sistema escolhido foi o Helios, anteriormente utilizado em outras instituições de ensino do país. “Houve a necessidade de obter um sistema que fosse seguro e confiável para realizar votações online. Dessa forma, encontrou-se o projeto internacional do sistema Helios”, explica o técnico Ziraldo Cardoso, gestor da Sutin.

Ziraldo Cardoso ressalta que, antes de utilizar o sistema na Uncisal, foi necessário realizar testes e promover ajustes. “A Sutin fez um download do projeto do IFSC, executou o sistema em ambiente local, fez diversas modificações em layout e mensagens, de acordo com necessidade de adequação à realidade da Uncisal e posteriormente enviou o projeto para a nuvem computacional, onde foi executado. O cuidado de execução em nuvem foi necessário para que, caso o Data Center da Uncisal falhasse por algum motivo, ou mesmo nosso link de internet, a eleição não seria comprometida”, detalha o gestor.

Para Rosiane Brito, presidente da comissão eleitoral para a coordenação do curso de Medicina, a realização do processo eleitoral foi um desafio. “A comissão se dedicou a ouvir as pessoas envolvidas no processo, tentando entender melhor os problemas de todo o processo virtual. Observamos que ouvir e respeitar os limites das pessoas e dos setores envolvidos ajuda muito. Acredito que por isso fizemos um processo mais consistente, claro, objetivo. Além de desafiador, foi de muito aprendizado para todos da comissão”, pontua.

E a presidente da comissão eleitoral finaliza: “A colaboração aflora como uma atitude positiva e a competitividade deixa de ser tão acirrada, fazendo com que pessoas se sintam mais conectadas e participativas, prevalecendo o senso de equipe. Essas estratégias ajudam a melhorar a compreensão dos processos e das dificuldades dos demais colegas, aprimorando o relacionamento das equipes. Acredito que fortalecemos o comprometimento de toda a Uncisal”.