Educação

Uncisal passa a contribuir com o UniVERciência

Programa de TV aberta e de Internet é produzido em parceria entre universidades públicas dos nove estados do Nordeste e tem o foco na promoção e difusão da ciência

Por Assessoria 31/05/2021 12h31
Uncisal passa a contribuir com o UniVERciência
Reprodução - Foto: Assessoria

Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), o ‘Univerciência’ transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e universidades públicas espalhadas pelo Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

A cerimônia virtual de lançamento do programa e exibição do episódio de estreia aconteceu no último sábado (22/05) e reuniu representantes das instituições de ensino. A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) esteve representada pela supervisora de Pesquisa, Klaysa Ramos. A partir de agora a Uncisal passa a colaborar com o UniVERciência e irá produzir conteúdos que serão divulgados no programa.

“O programa é uma iniciativa extremamente importante, exaltada por todas as autoridades e representantes institucionais e dos estudantes presentes no evento, principalmente considerando o momento atual, em que vemos tantos questionamentos em torno da ciência. É um movimento que tem diversos méritos: une as universidades públicas nordestinas, mostra o que é produzido dentro de suas dependências e, assim, inclui e informa a sociedade, ao mesmo tempo em que presta contas à população do uso de um recurso financeiro que, afinal, é oriundo dos impostos que ela paga. Dentro de tudo isso, é claro que a Uncisal tem muito a oferecer, além de eu, pessoalmente, acreditar que será uma honra integrar esse grupo e colaborar com as nossas coirmãs nordestinas”, declarou Klaysa Ramos.

Os programas passarão a ser exibidos a partir de agora no canal da Uncisal no Youtube. Na primeira temporada, serão exibidos 15 programas de 26 minutos, que trazem resultados do conhecimento e saberes nas Universidades na relação com o cotidiano da população nordestina. A produção, articulação, exibição e distribuição do ‘Univerciência’ será feita pela TVE Bahia e os conteúdos produzidos pelas próprias universidades nordestinas terão apresentação, produção e edição final da TV UESB. O primeiro episódio do Univerciência mostra iniciativas de enfrentamento à covid-19, realizadas por pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, e da Universidade Federal do Ceará.

O ‘Univerciência’ terá a participação de instituições de todos os nove Estados do Nordeste. Dentre elas estão a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Sergipe