Educação

Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal retoma as atividades no formato virtual

Público acima de 55 anos participa de oficinas e palestras on-line

Por Assessoria 26/05/2021 11h40
Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal retoma as atividades no formato virtual
Reprodução - Foto: Assessoria

Depois de um longo período de espera, em respeito às medidas de afastamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UncisaTI/Uncisal) retoma as atividades no formato virtual. O primeiro encontro online aconteceu na última sexta-feira (21/05), pela plataforma Google Meet, e contou com a participação dos membros da Associação de Alunos e Ex-alunos da UncisaTI (AexauTI), que assistiram à palestra do geriatra Anderson Acioli Soares, sobre 'Envelhecimento ativo - como manter-se na pandemia'.

Para facilitar o acesso à ferramenta online Google Meet, canal utilizado para a retomada das atividades da UncisaTI, os idosos e as pessoas a partir de 55 anos - o projeto trabalha com prevenção e promoção da saúde - participaram de treinamento pelo celular e pelo computador. A coordenadora da associação (AexauTI), Ranusia Souza está feliz com a continuidade do projeto: “É uma iniciativa muito bonita. Tenho orgulho de participar”.

A coordenadora do projeto, professora Ana Elizabeth Lins, comentou que “recomeçar os encontros no momento de pandemia é importante, pois muitos idosos estão isolados em casa, recebendo a visita de poucos familiares e sem nenhuma atividade. Mesmo no formato online, esse contato é muito importante para a saúde mental de todos”. Segundo Elizabeth, o projeto remoto vai ofertar oficinas semanais e palestras mensais com a participação de convidados.

Na programação da UncisaTI, esta semana iniciou com a oferta de três oficinas que seguem até o mês de junho. Nas segundas-feiras, das 14h30 às 15h30, a facilitadora Thaís Guerreiro conduz a oficina de exercícios físicos. Nas terças-feiras, das 9h às 10h, a professora Ana Elizabeth Lins promove a oficina de memória; e das 15h às 17h, o professor  Augusto César de Oliveira e a facilitadora Amanda Souza realizam a oficina de equilíbrio e postura. As oficinas contam ainda com monitores (alunos dos cursos de graduação selecionados pelo projeto).

Em junho, o tema da palestra do mês será ‘Alimentos para melhorar a imunidade’, proferida pela nutricionista Emília Wanderley.

As atividades da UncisaTI são abertas para as pessoas com 55 anos ou mais, que realizaram a matrícula em 2020 ou fazem parte da associação.