Educação

Covênio possibilita estudantes cursarem disciplinas em instituições do país

Parceria entre Uncisal e Abruem facilita o acesso de estudantes a mais de 40 universidades associadas

Por Assessoria 19/03/2021 09h46
Covênio possibilita estudantes cursarem disciplinas em instituições do país
Reprodução - Foto: Assessoria

Os estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) poderão cursar disciplinas em outras instituições de ensino do país. O Centro de Educação a Distância (CED/Uncisal) firmou convênio com a Associação Brasileira dos Reitores de Universidade Estaduais e Municipais (Abruem), uma das mais importantes entidades do ensino superior do Brasil, com 46 universidades associadas.

Para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual o estudante deve estar regularmente matriculado no ano letivo de 2021 (ou equivalente), em curso de graduação das instituições filiadas da ABRUEM, e ter concluído 20% (vinte por cento) da carga horária total do seu curso de graduação. A coordenação do curso deve emitir uma declaração informando que o discente está apto a iniciar as atividades acadêmicas da mobilidade no ano de 2021.

A vice-reitora da Uncisal, Ilka Soares, explicou a importância da Uncisal participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual da Abruem. “Nossos estudantes poderão fazer disciplinas de outras universidades e usar carga horária flexível ou como disciplina eletiva para compor seu currículo. Tem também a vantagem de ter uma experiência fora da Uncisal”, disse.

Ela destacou, ainda, o empenho do diretor do CED/Uncisal, Vagner Herculano, para incluir a Uncisal no Programa. “O mérito é todo do Vagner porque recebemos a informação sobre o convênio e ele se empenhou para que a Uncisal também fizesse parte. “Neste semestre letivo nenhuma disciplina da Uncisal poderá ainda ser cursada por estudantes de outras instituições por causa do calendário acadêmico. Só vamos ofertar disciplina no próximo semestre acadêmico, mas nossos estudantes já podem sim cursar disciplinas em outras universidades”, completou a vice-reitora.

Inscrição

O estudante interessado em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual da ABRUEM, edição 2021, deve preencher e assinar o APÊNDICE B que está disponível no edital e entrar em contato com a coordenação do seu respectivo curso, para obter a anuência para submissão de sua participação e inscrição para mobilidade em outra instituição participante do Programa.

Após a anuência do coordenador do seu respectivo curso, o estudante realiza sua inscrição no link disponibilizado pela instituição escolhida e envia o APÊNDICE B devidamente assinado e acompanhado dos demais documentos indicados no Edital.

O diretor do CED/Uncisal, Vagner Herculano, explicou que, além do enriquecimento curricular, o intercâmbio através do ensino a distância garantirá atividades complementares e integralização curricular, entre outras vantagens. “São cursos de diversas áreas e abre possibilidade de intercâmbio e de troca de pesquisas, parcerias e aproximação com acadêmicos de instituições de todo o país”, afirmou.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Virtual da Abruem está com inscrições abertas até o dia 24 de março. Os interessados devem conferir o edital do Programa e também das universidades participantes do convênio