Educação

Eduneal lança 22 livros em comemoração aos 50 anos da Universidade Estadual de Alagoas

Lançamentos reúnem o melhor da pesquisa produzida pela universidade em diversas áreas

Por Assessoria 24/02/2021 17h14
Eduneal lança 22 livros em comemoração aos 50 anos da Universidade Estadual de Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) completa 50 anos de ensino e serviços prestados à população alagoana. Em comemoração a editora da Universidade (EdUneal) lança 22 novos títulos com o melhor do trabalho de professores e pesquisadores da instituição. As obras versam sobre temas das áreas de educação, literatura, direito, contabilidade e políticas públicas e estão disponíveis para comprar através do site Quilombada. Os lançamentos em duas rodadas, a primeira com nove livros que tratam de políticas públicas, literatura, saúde, meio ambiente, direito e contabilidade; a segunda rodada será exclusiva com livros sobre educação.

A obra Graciliano, Gracilianos é um significativo mosaico de análises acerca de Graciliano Ramos. A coletânea foi elaborada com a contribuição de pesquisadores de várias universidades brasileiras. A riqueza do livro materializa-se na diversidade de temas e perspectivas de olhares sobre este inesgotável escritor. A literatura vem contemplada, também, pela coletânea Entre(laços) literários organizada pelos professores Maria Gabriela Costa e Renildo Ribeiro, o livro é apresenta uma série de estudos sobre literaturas diversas — Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Ruanda – cada um com sua marca identitária, falando de autoras e autores de diversos países. A coletânea Dossiê Lygia Fagundes Telles, organizada pelo escritor Nilton Resende, traz textos de amigos da grande escritora, leitores e estudiosos que falam de sua personalidade e discutem sua obra por meio de depoimentos e artigos.

 Na área social o destaque é uma coletânea resultado do seminário “200 anos de (re)invenções de Alagoas”, com dezesseis artigos escritos para por professores e pesquisadores vinculados ao programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura, o primeiro mestrado da instituição no Campus Arapiraca. O livro Doenças tropicais negligenciadas no contexto da saúde pública alagoana traz um estudo sobre as 20 doenças catalogadas pela OMS como doenças endêmicas em países em desenvolvimentos consideradas “doenças da pobreza”. A pesquisa estuda a incidência dessas enfermidades em Alagoas.

Organizado pelos pesquisadores Juliana Merten Padilha, Maryny Dyellen Barbosa Alves Brandão e Tiago Soares Vicente, o livro Temas jurídicos em análise II reúne artigos que tratam dos diversos ramos do Direito - do Trabalho, de Família, Previdenciário, Ambiental e Civil - numa perspectiva interdisciplinar, que se mostra indispensável ao estudo da sociedade atual e de como os institutos jurídicos são aplicados às complexas relações sociais. O livro faz uma abordagem de matérias polêmicas que envolvem acaloradas discussões doutrinárias e recentes decisões jurisprudenciais. Ainda na esfera jurídica temos o livro Estudos Temáticos de Ciências Criminais é composto por estudos realizados pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM (Núcleos Arapiraca e Palmeira dos Índios/Alagoas), por professores e alunos de Direito da Universidade Estadual de Alagoas (Campus I) e do Cesmac Maceió e Arapiraca. A obra é um chamamento a explorar temas de discussão cotidiana no âmbito jurídico-criminal, bem como de suas repercussões no seio social.

Os professores Taline Cristina da Silva e Rafael Ricardo Vasconcelos da Silva organizaram o livro Relações entre pessoas e natureza em ecossistemas do estado de Alagoas  apresentando uma compilação de pesquisas sobre diversos aspectos ambientais ligados a ecossistemas presentes no Estado de Alagoas, que são importantes para direcionar estratégias de conservação. Organizado por Anderson de Almeida Barros, Iane Rodrigues de Carvalho Moura e Rejane Viana Alves da Silva a obra Pesquisa Aplicada em Contabilidade apresenta resultados que comprovam existir muitas formas de conceber, teorizar, abordar e evoluir a Contabilidade. De forma coerente, apresenta caminhos para tornar visíveis melhorias nas práticas contábeis através da discussão científica.

 SERVIÇO

Site: www.quilombada.com.br

Whatsapp: 82 98155-9787