Educação

21 de fevereiro de 2021 18:26

Primeiro semestre letivo de 2020 começa com palestra sobre felicidade e motivação

↑ Ufal (Foto: Adailson Calheiros)

A Universidade Federal de Alagoas está pronta para um abraço virtual de acolhimento dos 24 mil estudantes da graduação que retomam suas rotinas acadêmicas na segunda-feira (22), às 15h. O período letivo 2020.1 inicia num formato adaptado à realidade da pandemia da covid-19, mas que já carrega a experiência de ensino remoto do Período Letivo Excepcional (PLE). E é com esse conhecimento que a gestão espera receber alunos e professores para mais um desafio.

“Desejamos a nossa comunidade acadêmica, especialmente os estudantes, um retorno profícuo. Estamos empreendendo esforços para garantir o funcionamento da totalidade das atividades acadêmicas e administrativas, com segurança e qualidade”, destacou o reitor Josealdo Tonholo, completando: “Não está fácil lidar de forma simultânea com uma pandemia e uma crise financeira, sem precedentes, com cortes acentuados no orçamento, mas não faltarão capacidade de trabalho e dedicação de toda equipe para seguirmos nossa missão de transformar vidas e também salvar vidas, com o apoio do nosso valioso HU [Hospital Universitário Professor Alberto Antunes] e comunidade universitária”.

A comunidade acadêmica, que aguardava o retorno do calendário acadêmico, e cerca de 2,8 mil alunos novatos também iniciam suas jornadas na maior instituição de ensino de Alagoas no dia 22. É hora de conhecer pela tela os novos rostos que vão compartilhar as experiências na graduação e rever a turma saudosa dividida em janelas virtuais. Todos estão convidados a participar da Aula Magna transmitida ao vivo pelos canais da Prograd e Ufal Oficial, no Youtube, das 15h às 17h. A palestra Felicidade e motivação em tempos de pandemia será ministrada pelo microbiologista Bruno Severo Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Darão as boas-vindas o reitor Josealdo Tonholo, a vice-reitora Eliane Cavalcanti e os pró-reitores Amauri Barros (Prograd) e Alexandre Lima (Proest), além dos convidados para compor a mesa de honra Elaine Pimentel (FDA), Arnaldo Tenório (Arapiraca), Agnaldo Santos (Sertão), Gaus Silvestre (Ceca) e os representantes das três entidades de classe da Ufal; Adufal, Sintufal e DCE.

O palestrante da UFPE tem doutorado em Microbiologia e pós-doutorado em Medicina. Bruno é psicanalista clínico, educador sexual, coordenador da Palhaçoterapia do Hospital das Clínicas, membro do Núcleo de Humanização em Saúde do HC e assessor da Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Play nas aulas

As aulas do semestre 2020.1 serão essencialmente não presenciais e obrigatórias, já a oferta dos Estágios Obrigatórios da área de saúde segue de forma presencial. De acordo com a Resolução 09/2021 do Consuni/Ufal e Portaria 06/2021 da Prograd/Ufal, há também a possibilidade de realização de atividades práticas nesta mesma área, quando devidamente autorizadas pelas instâncias superiores.

Estão autorizados estágios presenciais e atividades práticas supervisionadas para os cursos de Medicina, Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Serviço Social, Educação Física, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Mas, a ideia é ampliar futuramente a oferta de atividades práticas e estágios na modalidade presencial para as Licenciaturas e demais Bacharelados seguindo protocolos de biossegurança, com base na evolução do cenário epidemiológico. Neste sentido, também estamos empreendendo esforços para viabilizar a contratação (assinatura) de Laboratórios Virtuais de Aprendizagem, o que ampliará a oferta de componentes curriculares com atividades práticas.

Ajustes de matrícula

O ano letivo 2020 será trabalhado em dois períodos condensados de 15 semanas. Os alunos precisam ficar atentos às datas do calendário aprovado, entre elas os dias 22 e 23 para ajustes de matrícula e de 24 a 26 para matrícula em vagas remanescentes, lembrando que todos esses processos são on-line. O primeiro semestre acadêmico segue até 5 de julho, contando com 12 sábados letivos.

“Aguardamos ansiosamente nossos estudantes, pois muitos deles estão com a vida acadêmica paralisada há um ano, esperando a oportunidade de concluir o curso e encarar novos desafios. Nosso esforço é grande para essa retomada porque a preocupação com a vida está sempre em primeiro plano. Ter agora a definição do Calendário Acadêmico 2020 facilita o planejamento a médio prazo e deixa claro a necessidade de se trabalhar de forma remota pelos próximos meses, com a permanente avaliação das condições sanitárias”, salientou Amauri Barros. O pró-reitor de Graduação também deixou a mensagem: “Desejamos um ótimo retorno e muita dedicação. Procurem se reinventar neste cenário tão atípico!”.

Maior instituição de ensino

A Ufal completou 60 anos de existência no mês de janeiro e conta com 102 cursos de graduação e 43 de pós-graduação. A Ufal está presente em todas as regiões do Estado, sendo a interiorização uma conquista importante com impactos social e econômico positivos para muitos municípios.

O Campus A.C. Simões, em Maceió, é a sede da instituição que conta com outros três campi: Arapiraca, no município homônimo; Sertão, em Delmiro Gouveia; e de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo. Vinculados a eles estão as unidades de ensino localizadas em Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e Viçosa.

Conheça aqui um pouco mais sobre a instituição para iniciar 2020.1 com muito orgulho em fazer parte dessa história.

Fonte: Ascom Ufal

Comentários

MAIS NO TH