Educação

12 de fevereiro de 2021 14:18

Projeto da Seduc beneficia mais de 8 mil famílias com busca ativa

Projeto SMS e Call Center, realizado em parceria com o Instituto Sonho Grande, visa manter rotina regular de estudos e estreitar a comunicação entre unidade de ensino e comunidade escolar

↑ Parceria traz resultados positivos para a educação de Alagoas (Foto: Reprodução)

Visando manter a rotina regular de estudos e reforçar a comunicação entre unidade de ensino e comunidade escolar nestes tempos de Pandemia e isolamento social, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o apoio do Instituto Sonho Grande, criou o projeto SMS e Call Center, que beneficia mais de 8 mil famílias com estudantes matriculados na rede estadual. Esta é mais uma ação de busca ativa, que visa fortalecer ainda mais as ações do Programa Alagoano de Ensino Integral – pALei.

Nesta primeira etapa do projeto, a empresa MOVVA enviou 7.820 mensagens de texto às famílias, enquanto a Dbios efetivou 656 ligações para os pais, responsáveis e estudantes. Para isto, contou ainda com a colaboração das 51 unidades de ensino do pALei, sob orientação do Núcleo de Ensino Médio e Educação Profissional (NEMEP).

De acordo com o supervisor do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Daniel Macedo, esta é mais uma ação de destaque no trabalho de busca ativa que a Seduc vem desenvolvendo para manter e fortalecer o vínculo entre aluno e escola.

“É um desafio, mas, esses projetos reforçam a busca ativa escolar na rede pública estadual. A Seduc vem sempre investindo na educação de Alagoas com as melhores oportunidades que concretizam os projetos de vida dos estudantes”, frisa o supervisor.

A diretora-executiva do Instituto Sonho Grande, Ana Paula Pereira,enfatiza a importância dos projetos e as metas relacionadas à educação.”Nosso apoio se concentra na busca ativa, engajamento e na comunicação entre a secretaria e as famílias. Afinal, é necessário garantir o retorno dos estudantes as escolas”,explica.

Busca Ativa Escolar

Pais e alunos aprovaram a iniciativa. Dona Angélica Maria, mãe da estudante Graziele Silva, da Escola Estadual de Ensino Integral Dr. Carlos Gomes de Barros, em União dos Palmares, diz que a ação ajuda no rendimento das filhas.

“A escola está sendo muito presente nesse momento de busca ativa. A unidade de ensino entrou em contato comigo para me informar como estão funcionando as atividades impressas e remotas. Como mãe, me sinto honrada em saber que a Seduc está buscando inúmeras alternativas de se reconectar com seus estudantes”, ressalta Angélica.

Projetos

A parceria traz resultados positivos para a educação de Alagoas. As ações estão sendo desenvolvidas em cinco projetos: SMS, call center, comunicação, campanha de matrículas e elaboração de cadernos pedagógicos.

SMS

No SMS, os estudantes recebem mensagens de textos durante dois meses, sendo duas por cada semana. A ideia é incentivar a participação dos responsáveis e alunos no âmbito de atividades escolares, frequências e estratégias para combater a redução da reprovação. A ativação do projeto iniciou em janeiro de 2021.

Call Center

O Call Center consiste na realização de duas ligações aos pais ou responsáveis, sendo a primeira neste mês de fevereiro e a segunda em março. Os roteiros foram construídos com base no período de férias e na retomada das atividades escolares, que deve acontecer a partir de março. O intuito é identificar os estudantes que estão afastados das escolas estaduais a fim de combater o abandono escolar.

Comunicação

O planejamento inclui temáticas sobre a educação integral. Em geral, aborda datas comemorativas relacionadas aos fenômenos das juventudes. Os cards são construídos semanalmente para as escolas estaduais e, logo em seguida, são publicados no perfil oficial da Seduc.

Campanha de Matrículas

A proposta trata da produção publicitária, como: material impresso, mídias digitais, outdoor social e spots de rádios, além da criação de música, da plataforma querointegral.com.br/al e os cards, que já estão publicados nas redes sociais da secretaria.

Pedagógico

Disponibiliza formações para as equipes pedagógicas da Seduc. Além disso, contém a produção de material didático para dar suporte ao trabalho dos professores da rede pública estadual. Foram produzidos os cadernos de: Projeto de Vida; Apoio às Aprendizagens; Biblioteca Ativa; e Práticas Experimentais. Todos vão ser utilizados no ano letivo de 2021.

Fonte: Seduc

Comentários

MAIS NO TH