Educação

8 de fevereiro de 2021 13:13

Livro “Medidas antropométricas” será lançado na quinta-feira (11)

Durante a live será distribuído código de desconto para a compra da obra

↑ Foto: Divulgação

O Livro “Medidas antropométricas: saberes e parâmetros aos profissionais de saúde” será lançado na próxima quinta-feira, dia 11, às 20h, por meio de uma live no canal da Universdiade Federal de Alagoas (Ufal) no Youtube, às 20h. Na ocasião, será distribuído código de desconto para a compra da obra.

A produção é destinada para estudantes e profissionais da saúde no sentido de auxiliá-los na avaliação clínica. Trata-se de uma iniciativa que propõe preencher uma lacuna na literatura específica para atender de forma didática aos estudantes e profissionais da área da saúde.

Para Yanna Nascimento, professora da Escola de Enfermagem e Faculdade De Medicina da Ufal, e uma das organizadoras do livro, a singeleza que permeia sua construção perpassa pelo indiscutível esforço dos seus autores que foram estudantes e professores da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da UFAL, visando oferecer aos discentes e aos professores que militam na seara da saúde não apenas conteúdos, mas informações pautadas em evidências científicas que serão muito úteis para conhecimento do corpo humano.

“A ideia é que os estudantes e profissionais da saúde se apropriem dos diversos referenciais a fim de permitir sua avaliação, seu diagnóstico e seu prognóstico. O livro reúne quatro capítulos que reforçam a importância da antropometria como indicador de possíveis alterações de saúde foi desafiador, diante de tantos estudos publicados, muitas divergências nos valores de referência e poucos consensos definidos. A relevância dessa temática e a escassez de material que reunisse informações necessárias à prática clínica em uma única obra foram as motivações de enfrentar tamanha provocação” disseram os autores.

Outro ponto destacado diz respeito à indispensabilidade da avaliação antropométrica para determinar intervenções, reduzir os danos e prevenir futuras complicações de saúde. “Mensurar a altura/comprimento, a massa corporal e circunferências do pescoço abdômen, quadril e cabeça, além de levar o profissional de saúde a definir suas condutas terapêuticas, como, por exemplo, a dosagem de uma medicação ou a solicitação de exames comprobatórios, também o faz refletir sobre os fatores que interferem nesses resultados”.

“Verificar se uma pessoa está abaixo ou acima do peso para sua altura infere diretamente no seu estilo de vida. Uma simples mensuração revela uma riqueza de informações. Não somente dados biológicos, mas dados sociais e ambientais. Um valor indicativo de baixo peso exige, além de suplementos alimentares e acréscimo de medicamentos, a observação das questões de vulnerabilidade social para avaliar se os resultados têm correlação com o baixo poder aquisitivo e, se assim o for, acrescentar intervenções sociais que possibilitem o acesso ao alimento”, salientaram os autores.

“No entanto, conhecer os instrumentos utilizados e a técnica correta para realizar as mensurações é dever de todo profissional da saúde, sejam educadores físicos, enfermeiros, médicos, nutricionistas e outros, para que não haja a detecção de falsos valores. Espera-se que o leitor deste livro perceba a importância de não negligenciar dados antropométricos na avaliação clínica em qualquer procedimento de saúde”, concluíram.

 

Fonte: Tribuna Hoje

Comentários

MAIS NO TH