Educação

18 de novembro de 2020 16:28

Programa de pós-graduação realiza II Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação

No Siti 2020, as comunicações orais das pesquisas em andamento dos discentes de 2019 e 2020 será a abordagem principal do evento

↑ Divulgação

O II Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação (Siti), que será realizado no período de 23 a 27 de novembro de 2020, é um evento interno, realizado anualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), que tem como finalidade a comunicação e a divulgação das pesquisas em andamento no âmbito do programa.

Na edição 2020, que marca o início do segundo semestre letivo, serão realizadas palestras e comunicações orais de pesquisa em andamento.

De acordo, o professor doutor Edivanio Duarte de Souza, organizador geral do evento, a ideia surgiu a partir do planejamento da implantação do PPGCI/Ufal, um mestrado de cunho acadêmico e social, com o objetivo de demonstrar o que a universidade tem desenvolvido, como pesquisa, diante das demandas sociais.

‘’Principalmente como prestação de contas à sociedade, quanto ao que está sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação, outrossim por ser um espaço de integração entre os diversos setores acadêmicos, graduação, pós-graduação, ensino, pesquisa, extensão, inovação, espaços culturais e de memória, bem como outros setores sociais importantes. Um momento em que o PPGCI/Ufal proporciona um diálogo com as diversas esferas sociais, envolvidas com os processos de formação e qualificação, exercendo, assim, sua função como instrumento de divulgação da Ciência’’, explica Duarte.

O organizador explica que o evento abordará as comunicações orais das pesquisas em andamento dos discentes de 2019 e 2020, contemplando as duas linhas de pesquisa do Programa: Produção, Mediação e Gestão da Informação e Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos. Também serão realizadas palestras.

A palestra de abertura “Teorias, subáreas e paradigmas da Ciência à Informação” será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Alberto Ávila de Araujo (Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – ECI/UFMG), no dia 23, às 19h00.

A palestra de enceramento “Semiótica informacional: delimitações, objetos e relações” será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Cândico de Almeida (Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – FAFIC – Unesp), no dia 27, às 20h00.

As comunicações orais serão realizadas pelos(as) mestrandos(as), em colaboração com os(as) seus(suas) respetivos(as) orientadores(as) e coorienadores(as), conforme cronograma de apresentações abaixo.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES

Cronograma das Apresentações dos trabalhos: As sessões de apresentação serão realizadas, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde por linhas de pesquisa, respectivamente, Produção, Mediação e Gestão da Informação, e Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos.

O evento será realizado integralmente de forma remota, pelo canal do PPGCI/UFAL no YouTube e as inscrições são gratuitas. Podem participar  a comunidades acadêmica e científica e interessados em geral. As inscrições são realizadas pelo endereço https://doity.com.br/siti-2020 ou no link do Doity disponível na Bio do Instagram @ppgciufal.

Fonte: Da redação

Comentários

MAIS NO TH