Educação

27 de abril de 2020 09:45

Parceria entre a Prefeitura e a Ufal vai preparar riolarguenses para o Enem

Programa Conexão de Saberes foi pauta de reunião na última semana entre o prefeito Gilberto Gonçalves e o reitor Josealdo Tonholo

↑ Prefeito Gilberto Gonçalves e o reitor Josealdo Tonholo

Uma parceria entre a Prefeitura de Rio Largo e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai garantir a abertura de cursos do Programa Conexão de Saberes no município, com o objetivo de preparar, de forma gratuita, futuros universitários para concorrer às vagas na Ufal, por meio do Exame de Nacional do Ensino Médio (Enem). O assunto foi uma das pautas do encontro entre o prefeito Gilberto Gonçalves e o reitor Josealdo Tonholo, que também discutiram sobre uma série de demandas com o secretariado municipal, com o objetivo de proporcionar melhorias na cidade.

“Rio Largo é muito carente e nossa força de trabalho é muito grande. Temos muito a agradecer esse apoio que a Ufal está dando, porque a universidade tem muito a oferecer ao nosso povo. Quero agradecer a parceria do reitor Josealdo Tonholo, que abriu as portas da instituição para fazer um enlace com nossas secretarias e incentivar a piscicultura, a saúde, a educação e outras áreas, porque nosso lema é trabalhar para o povo”, comentou o prefeito.

O mesmo sentimento de parceria e avanço foi pontuado pelo reitor Josealdo Tonholo, ao agradecer a receptividade de Rio Largo com o Centro de Engenharia e Ciências Agrárias (CECA), instalado no município.

“Já temos uma densidade de trabalho com Rio Largo e queremos expandir ainda mais. Contamos com atividades de ensino, pesquisa, pós graduação e extensão, mas tudo muito dentro do CECA. Nossa preocupação é tirar nosso conhecimento e capacidade de trabalho de dentro do campus e colocar para funcionar no município de Rio Largo, trazendo desenvolvimento, educação e projetos que melhorem a qualidade de vida da população. Vamos fazer isso juntos. A universidade só existe quando tem gente disposta a interagir com ela e quando há uma prefeitura aberta para receber nosso retorno. Estamos nos redescobrindo com o coronavírus e temos que nos unir ainda mais para maximizarmos a produção interna”, disse o reitor.

O pró-reitor de Extensão da Ufal, Clayton Santos, também participou do encontro e reiterou a importância da parceria. “Queremos ampliar o campo de Extensão e essa parceria com Rio Largo é muito importante, porque a gente ver a oportunidade de desenvolver projetos de excelência, envolvendo o que temos de melhor, que é o conhecimento, a força de trabalho e a disposição dos nossos alunos, dos nossos técnicos e professores. Essa parceria fará com que Rio Largo se transforme em um polo de extensão universitária da Ufal e para que possamos trazer bons projetos para contribuir com o desenvolvimento da população. Quanto ao programa Conexão de Saberes, já estamos com a minuta pronta e, no município, será feito exclusivamente para os rio-larguenses, com aulas ministradas por alunos de graduação da Ufal”, explicou.

A secretária de Educação, Josicleide Moura, comemorou a iniciativa. “Momento rico, de uma parceria que chega para somar. Acho que só vem engrandecer e dar oportunidades às pessoas de Rio Largo, aos jovens do ensino médio que querem entrar na universidade. Estamos muito felizes pela busca do prefeito Gilberto Gonçalves em querer sempre o melhor para o povo de Rio Largo”, concluiu.

Fonte: Assessoria/RL

Comentários

MAIS NO TH