Educação

29 de janeiro de 2020 16:54

Desenvolvimento de projetos contribui para a formação de futuros engenheiros

Apostando em diferenciais, Faculdade Figueiredo Costa é a única no estado com pós-graduação integrada

↑ Projeto estimula o aluno a buscar em sala de aula o que ele quer aplicar em plano (Foto: Assessoria)

Imagine uma competição onde alunos desenvolvem estruturas e edificações utilizando apenas macarrão. Ou ainda, minicidades formuladas a partir de conceitos de sustentabilidade e tecnologia. Estes são alguns dos projetos desenvolvidos no por alunos dos cursos de Engenharias da Faculdade Figueiredo Costa (FIC), que aposta em diferenciais para a formação de seus alunos.

Na última competição, realizada no fim de 2019, a ponte de um grupo de alunos, totalmente feita de macarrão, suportou mais de 75 kg. Segundo o diretor da instituição, Adolfo Costa, o método auxilia na absorção do conteúdo e promove a interação entre teoria e prática.

“A metodologia baseada em projetos ajuda na formação dos alunos, porque eles conseguem aplicar o que aprendem em projetos reais, que eles simulam. A gente percebe que o projeto estimula o aluno a buscar em sala de aula o que ele quer aplicar no projeto. Isso favorece muito, porque quando você aprende para aplicar, o percentual de retenção de conhecimento aumenta com a aprendizagem por projetos. A aula expositiva cumpre seu papel e aliamos com os projetos. Os alunos podem até trabalhar no mesmo projeto durante todo o curso, apresentando as evoluções ano a ano. Isso é fantástico. Tem um aluno que desenvolveu uma ferramenta de gestão durante o curso, e atualmente, já formado, utiliza a ferramenta em consultorias de gestão”, detalha.

Adolfo Costa explica que cada vez mais o mercado exige profissionais capacitados e com diferenciais. É neste sentido, que a instituição aposta em propostas “fora da caixa”, além do desenvolvimento de projetos, a FIC é a única faculdade em Alagoas com pós-graduação integrada, isto é, o aluno cursa disciplinas durante a graduação que podem ser aproveitadas na especialização, ao final do curso ele sai com o diploma de graduação, e como está preparado entra em um programa de pós graduação e em 6 meses termina.

“Quando o aluno ingressa na FIC ele tem acesso a atividades complementares que podem ser usadas com equivalência nos módulos da graduação, e quando ele se forma, precisa de menos tempo, faz algumas matérias específicas, funciona justamente assim, ele termina a graduação e em seis meses conclui com a especialização. No caso da Engenharia vale uma habilitação no CREA, no caso da Administração ele se torna especialista em gestão empresarial. O importante do aluno fazer essa pós, principalmente na Engenharia é que ele ganha tempo, consegue reduzir a pós de 18 meses, para apenas seis. E além disso, na Engenharia abre um leque de possibilidades, em várias áreas com essa pós. Essa é a grande vantagem, gasta menos, se forma em menos tempo”

Com mais de vinte anos de atuação em Alagoas, a Faculdade Figueiredo Costa é a terceira melhor instituição da capital, com nota 3, de acordo com o Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC) e esta não é a primeira vez que a faculdade figura nas primeiras colocações do ranking.

Para o diretor da instituição, esta é uma marca que o trabalho desenvolvido vem dando certo.

“O resultado do IGC é a marca de um bom trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014 quando a gente começou a aplicar a metodologia de desenvolvimento por competências. A gente observa sempre algumas coisas no aprendizado, se o aluno aprende conceitos básicos, se sabe interpretar aquele conceito, se sabe aplicar o conhecimento que ele está adquirindo e se ele sabe também, além de aplicar, desenvolver projetos autônomos e apresentar de forma assertiva. Depois que a gente começou a desenvolver esse trabalho com os professores, aumentando as habilidades de escrita dos alunos, a capacidade de interpretação e aplicação dos conceitos, isso tudo vinculado à nossa Semana Acadêmica, em que os alunos trabalham em projetos paralelos, participam de competições, publicam artigos, então ter um aprendizado por projetos, baseados na resolução de problemas, tudo bem prático… Isso tudo configura um IGC de qualidade”

VESTIBULAR

As inscrições para o Vestibular 2020 estão abertas, o aluno pode utilizar a nota do Enem ou optar pelo vestibular online. Além dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Ambiental e Sanitária, e de Produção, a Faculdade Figueiredo Costa também oferta os cursos de Administração e Ciências Contábeis. E outras 34 opções de cursos de pós-graduação.

Para 2020, a FIC disponibiliza três opções de bolsas de estudo e o programa FIC plus com descontos de 50% ofertados pela própria instituição aos alunos.

“Para ingressar na FIC o aluno pode utilizar a nota do Enem, também pode fazer a transferência por equivalência. Também pode fazer o vestibular remoto, em casa, pelo celular, ou pelo computador no site www.unifal.edu.br, segue os passos, preenche o cadastro, faz a prova, gera o boleto e já faz a matrícula. As 30 primeiras pessoas ganham bolsas de 50% durante todo o curso. A bolsa é da própria instituição, o aluno não precisa pagar nada depois do curso”

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH