Educação

7 de outubro de 2019 13:02

Estudantes da Uneal são aprovados em mestrado na Costa Rica

Ambos foram bolsistas em programas institucionais

↑ Estudantes juntos ao reitor Odilon Máximo e vice-reitor, Anderson Barros. Imagem: Rodrigo Rosas

Os graduandos do curso de ciências biológicas do Campus I – Arapiraca da Universidade Estadual de Alagoas, Luan Lucas Cardoso Lima e Luiz Eduardo Bezerra Silva, foram aprovados na seleção de mestrado da Universidad de Costa Rica, nas áreas de zoologia e botânica, respectivamente.

Eles foram recebidos pelo reitor Odilon Máximo e pelo vice-reitor Anderson Barros, na quinta-feira (3), no gabinete da Reitoria. Na ocasião, os gestores parabenizaram os universitários e destacaram a importância das bolsas científicas e tecnológicas durante a graduação. “A aprovação de estudantes em um programa de pós-graduação internacional corrobora a importância de fomentar a pesquisa e a inovação. Neste aspecto, agradecemos a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas que tem tido um olhar diferenciado com a nossa Uneal”, frisou o reitor.

Tanto Luan quanto Lucas foram beneficiados com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), no Polo Agroalimentar, além de terem sido voluntários em projetos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). “Sempre trabalhei com plantas, desde o começo do curso. ‘Luan também sempre trabalhou com animais. Sempre tivemos afinidade por essas áreas”, explicou Luiz Eduardo.

Além da experiência como bolsista. Luan Carlos, fluente em inglês, participou de intercâmbios, com o apoio da Uneal que financiou as passagens aéreas. “O primeiro foi para a Espanha, onde participei da conferência final da implementação do projeto Herbs4youth, em Múrcia e Madrid. O segundo foi um estágio na instituição Outward Bound Costa Rica, onde desenvolvi atividades de monitoramento da tartaruga-de-couro nos Estados Unidos, Costa Rica e Panamá”, explicou.

“Estudamos e desenvolvemos atividades de pesquisa e de extensão, durante o curso, tendo como objetivo principal os programas de pós-graduação, e agora, depois de toda as dificuldades e lutas, conseguimos alcançar esse grande objetivo. E principalmente, em uma Universidade Internacional bem conceituada como a Universidad de Costa Rica. Além disso, o sentimento de gratidão me acompanha. Gratidão aos familiares, aos professores do curso e à Universidade Estadual de Alagoas que me apoiou e investiu nessa carreira. Cordialmente, grato e orgulhoso dessa instituição”, declarou Luan Carlos.

Luiz Eduardo ressalta que vai tentar ainda a seleção para cursos de mestrado no Brasil e frisa o papel da Uneal em sua trajetória acadêmica. “A Uneal foi tudo, foi o meio para tudo. Os professores de biologia sempre nos incentivando, às vezes, até nos repreendendo, quando cometíamos erros. Tudo isso fez parte da minha formação. Os gestores que muito nos ajudaram e continuam ajudando. A Uneal foi e é a grande porta pela qual muitos alunos ainda irão passar”, afirma.

Fonte: Ascom Uneal

Comentários

MAIS NO TH