Educação

9 de janeiro de 2018 08:54

Professora apresenta projeto inovador de metodologia com jogos de raciocínio em SP

Jacira Maria da Silva introduziu jogos de raciocínio no ensino de Língua Portuguesa com a ajuda de metodologia inovadora da Mind Lab

↑ Imagem ilustrativa
Jacira Maria da Silva, professora da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, em Maceió, terá a oportunidade de apresentar seu projeto de boas práticas na utilização de metodologia da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, que promove a integração de jogos de raciocínio à sala de aula e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas. A empresa promoverá no dia 15/01 (segunda-feira), em São Paulo, o I Evento Regional de Práticas Exitosas – Educação Nordeste, que reunirá experiências de professores da rede de ensino pública de quatro estados da região nordeste que utilizam o programa MenteInovadora.

Por meio do jogo Gamão, a professora buscou estimular a interpretação e produção textual em alunos do 8º ano da escola estadual, com a compreensão das regras do jogo de raciocínio e das melhores táticas para a resolução pacífica de conflitos. Ao final das atividades, os estudantes produziram textos dissertativos/argumentativos com o tema “Bases seguras na vida cotidiana”.

“É com satisfação que recebemos os relatos das experiências de professores que utilizam nossa metodologia com jogos de raciocínio de forma original, dinâmica e engajadora nas salas de aula. Projetos como o da professora Jacira são importantes para tornar as aulas mais dinâmicas, o ensino mais atraente e aproximar disciplinas como Língua Portuguesa e Interpretação de Texto dos alunos, de forma lúdica e criativa”, afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab. No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados brasileiros.

O encontro será promovido das 8h às 12h e contará com a apresentação dos trabalhos de cinco professores selecionados nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Pernambuco, que participaram de cursos de capacitação da empresa em 2017 e tiveram suas experiências reconhecidas regionalmente. Após a apresentação dos trabalhos, uma comissão técnica formada por profissionais da Mind Lab premiará o professor que apresentar a melhor prática com uma viagem para a Turquia para acompanhar fase internacional da X Olimpíada de Jogos de Raciocínio Mind Lab, competição entre alunos de diversas regiões do país que utilizam o programa MenteInovadora.

Sobre o MenteInovadora

O programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do Mente Inovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 15 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 5.000 professores para aplicar suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH