Educação

Apoio de escola e professores deixa estudantes mais confiantes para a prova

Em Teotônio Vilela, escolas estaduais Pedro Joaquim de Jesus e José Aprígio Vilela focaram na preparação de seus alunos para as provas

Por Fonte: Agência Alagoas 05/11/2017 15h20
Apoio de escola e professores deixa estudantes mais confiantes para a prova
Reprodução - Foto: Assessoria

Em todo o país, 6,7 milhões de candidatos tentarão uma vaga nas universidades públicas nos dias 5 e 12 de novembro, quando serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Teotônio Vilela, estudantes das escolas estaduais Pedro Joaquim de Jesus e José Aprígio Brandão Vilela (EJAV) também almejam essa conquista. Para isso, contam com apoio incondicional de suas escolas.

Com 118 alunos aprovados em faculdades públicas e particulares de Alagoas - e outros 20 aguardando vaga na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - a Escola Pedro Joaquim de Jesus iniciou 2017 com boas notícias e foi destaque nacional, graças aos resultados alcançados pela iniciativa do Lab Enem, curso preparatório realizado no contraturno das aulas e que contou tanto com a participação de professores do quadro da escola como de voluntários – estes últimos, em sua maioria, ex-alunos já inseridos na universidade ou no mercado do trabalho e que compartilham sua experiência com os concluintes do ensino médio.

A diretora Fátima Pimentel diz que, este ano, o Lab Enem manteve a mesma metodologia de 2016, com vários aulões aos sábados, simulados, foco nos estudos e resultados. Desde maio, quando começaram as aulas do preparatório, os alunos reforçaram seus conhecimentos em português, matemática, física, química, biologia, redação e ciências humanas. Também foi formado grupo de estudos para esclarecimento de dúvidas de alguns estudantes que ainda apresentavam dificuldades.

“Agora, na reta final e às vésperas da prova de Linguagens, Redação e Ciências Humanas, que será no dia 5, optamos por atividades de relaxamento e que aliviem a tensão e ansiedade, a exemplo de palestra com psicólogos, exercícios com fisioterapeutas e gincana com homenagens. Já na segunda, iniciaremos uma jornada de aulões de exatas, com foco na matemática, que será a prova dia 12”, explica Fátima.

E o trabalho na unidade de ensino não para após o Enem, conforme informa coordenadora pedagógica Anna Carolina Vasco. “Em novembro, quando terminarem as provas do Enem, uma nova turma do Lab Enem já será formada, desta vez com os estudantes da 2a série que farão o exame no ano que vem”, adianta.

Para toda a comunidade 

Já a EJAV oferta preparatórios tanto para seus estudantes como para ex-alunos e comunidade em geral. Nos últimos meses, os alunos da 3ª série do ensino médio participaram de estudos orientados com foco para o Enem, aulões e simulados. Já aos sábados, um curso pré-Enem foi disponibilizado para o público externo e alunos do noturno que queriam revisar conteúdos para a prova.

“Nesse cursinho, contamos com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e da Prefeitura de Teotônio Vilela. Já para os nossos alunos do diurno, fizemos simulados a cada dois meses. Esses simulados não se restringiram aos concluintes da 3ª série, mas também foram aplicados nas turmas de 1ª e 2ª série, que funcionam no regime de ensino integral, para que as mesmas já se acostumem com a metodologia do Enem”, relata Elenildo Isídio, coordenador dos preparativos para o Enem na EJAV.

A diretora da EJAV, Leda Regina dos Santos, está confiante em bons resultados. “Nossos alunos estão muito focados para a prova. Entre as turmas de 3ª série do diurno, tivemos 98% de inscritos no Enem. Toda a escola está empenhada e, nos últimos meses, além dos simulados e estudos orientados, tivemos aulões de disciplinas específicas todas as quintas-feiras. Nesta semana, teremos ainda um aulão diferente, com dinâmicas especiais para estimular os alunos”, fala a gestora.

Apoio

Ansiosos para a chegada das provas, os estudantes destacam a importância do apoio da escola e dos professores para que se sintam mais tranquilos e confiantes para o dia do exame. Gabriela Ferreira conta que, na EJAV, os alunos tiveram o apoio desde a hora das inscrições até o último simulado. Ela também aponta o regime de ensino integral da instituição como um diferencial na sua preparação para as provas.

“Por estudar os dois horários, acredito que me desenvolvi muito mais, a escola nos prepara muito bem e os professores estiveram sempre focados no Enem, o que foi muito importante para nós”, pontua. Sua colega, Maria de Fátima Rodrigues da Silva, que almeja uma vaga no curso de Jornalismo, complementa: “o tempo a mais que passamos aqui na escola faz a gente se sentir mais preparado para as provas”.

Matheus Gleisson Nunes e Mikaellen Mayara da Silva Viana, da Pedro Joaquim de Jesus, também ressaltam o suporte dado pela equipe da escola. “Temos professores muito bons e eles nos ajudam muito”, fala Mikaellen, que busca uma vaga no curso de Medicina. “O êxito que nossos colegas tiveram com o apoio do Pré-Enem é um estímulo para os concluintes deste ano”, complementa Matheus.

Enem em AL 

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),118.724 candidatos farão as provas do Enem em Alagoas. As provas serão aplicadas em 26 municípios: Maceió, Arapiraca, Água Branca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Igaci, Marechal Deodoro, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

Em comparação com 2016, quando o estado teve 143.750 participantes, houve uma redução de 17,4% no número de inscritos no exame – fato que ocorreu em todo o Brasil, visto que, este ano, o Enem não servirá mais para fins de certificação de conclusão do ensino médio, atribuição que agora cabe ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas do Encceja serão aplicadas no dia 19 de novembro.

Ainda de acordo com o Inep, 60,7% dos participantes alagoanos são mulheres e 39,3% são homens. Destes participantes, 23,4% são pagantes, 60,1% são isentos de pagamento em função de lei/decreto e 16,4% possuem gratuidade automática por estarem concluindo o ensino médio na rede pública este ano.