Educação

Enem em AL tem mais de 118 mil inscritos; psicólogo dá dicas para fazer boa prova

Provas do exame serão aplicadas em 26 municípios no estado

Por Texto: Rívison Batista, com assessoria 31/10/2017 22h50
Enem em AL tem mais de 118 mil inscritos; psicólogo dá dicas para fazer boa prova
Reprodução - Foto: Assessoria

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), nos dias 5 e 12 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em Alagoas para 118.724 participantes. O número representa 1,7% do total de 6.731.203 inscritos.

As provas serão aplicadas em 26 municípios, mesmo número do ano passado, apesar no número de participantes ser 17,4% menor. No Enem 2016, o estado teve 143.750 participantes. A queda no número de inscrições é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Em Alagoas, 23,4% dos participantes são pagantes; 60,1% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto; e 16,4% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino; 70,5% já concluiu o Ensino Médio; 21% é concluinte este ano; e 7,5% concluirá após 2017 (treineiro). Do total de participantes de Alagoas, 60,7% são mulheres e 39,3% são homens.

Foram aprovados 500 atendimentos especializados em Alagoas. A maioria dos casos é de deficiência física, baixa visão e deficiência de atenção. Serão usados 973 recursos de acessibilidade, sendo 25 videoprovas traduzidas em Libras, novidade desta edição. Também serão 287 atendimentos específicos, 45,3% para lactantes. O estado teve duas solicitações aprovadas para atendimento pelo nome social, as duas na capital Maceió.

Candidatos mais velhos são maioria

Em Alagoas, no que diz respeito às idades dos candidatos no Enem, predominam pessoas de 21 a 30 anos, sendo esse grupo correspondente a um total de 43.752 inscritos. Em segundo lugar, vem as pessoas com idades entre 31 a 59 anos, sendo esses 18.207 inscritos.

Os candidatos com 18 anos de idade aparecem em terceiro lugar, com 14.174 inscritos. Já candidatos com 17 anos representam 12.726 inscritos e os estudantes com 19 anos de idade são 12.074 inscritos.

“Candidato deve controlar a ansiedade”

Para o psicólogo Edberto Lessa, a ansiedade é um dos fatores que mais atrapalha o candidato do Enem. “Às vezes, a pessoa estudou muito e sabe de muita coisa, mas fica muito ansiosa na hora e acaba esquecendo os assuntos”, afirma.

O psicólogo também diz que, nos dias que antecedem o exame, o candidato deve procurar relaxar mais e fazer apenas algumas revisões em assuntos que tenha tido dificuldades. “Não é o momento de exagerar nos estudos. O que tinha que aprender foi aprendido durante o ano.

Agora é o momento de procurar tranquilidade e fazer apenas algumas revisões durante o dia”, diz.

Edberto Lessa alerta que redes sociais também acabam sendo inimigas da tranquilidade do candidato no Enem. “É preciso deixar as redes sociais um pouco de lado, elas são ferramentas que distraem bastante a pessoa e atrapalham atividades mais úteis, como a revisão de conteúdo”, diz.

Quanto à medicação, o psicólogo não recomenda o uso de tranquilizantes. “É importante que a pessoa não use qualquer tipo de remédio para se acalmar antes das provas, porque vai ficar tão relaxada que não vai se engajar com o conteúdo apresentado. A exceção é se a pessoa já for usuária de determinada medicação, aí tem a questão de não poder parar um tratamento”, finaliza o psicólogo.

Cidades

A capital Maceió possui o maior número de inscritos para o Enem em Alagoas, totalizando 48.664 pessoas. No Agreste alagoano, a cidade de Arapiraca aparece em segundo lugar, tendo 15.815 candidatos inscritos.

Na região metropolitana de Maceió, Rio Largo se destaca com 4.142 inscritos, porém fica atrás de União dos Palmares, que tem 5.306 candidatos ao Enem deste ano.