Educação

Projeto realiza tratamentos de canal em ambulatório da Faculdade de Odonto

Atendimentos acontecem às sextas-feiras no horário da manhã

Por Fonte: Assessoria 13/09/2017 17h51
Projeto realiza tratamentos de canal em ambulatório da Faculdade de Odonto
Reprodução - Foto: Assessoria

A equipe do projeto de extensão Endodontia de molares, em parceria com as empresas Easy Equipamentos Odontológicos e VDW, realiza tratamentos de canal em casos de maior complexidade. A iniciativa, coordenada pelo professor Daniel Oliveira, tem por objetivo capacitar os alunos a realizar tratamentos endodônticos utilizando instrumentos mecanizados e ampliar o acolhimento à comunidade. 

“A ideia surgiu a partir da demanda da população. Muitos pacientes procuravam atendimento na Universidade e eram encaminhados para realizar fora daqui. Muitas vezes, eles acabavam perdendo esses dentes porque não tinham condição financeira de tratá-los em um dentista particular”, explica Daniel. Quatro alunos participam do projeto, realizando os atendimentos sob supervisão do professor.

Além da experiência clínica, eles têm a chance de aprender técnicas que não fazem parte da grade curricular tradicional do curso. “É uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos, além da possibilidade de ajudar pessoas. Aqui temos contato com conteúdos que só aprenderíamos em cursos de atualização ou na pós-graduação”, pontua Clara Marina, acadêmica do projeto.

A realização dos atendimentos é uma parceria que tem dado certo. “As empresas VDW e Easy viabilizam as atividades práticas do projeto porque elas que cedem os motores. Temos esse suporte externo. Sem ele, não seria possível”, conclui o professor. Os atendimentos, abertos à comunidade em geral, acontecem às sextas-feiras, no horário da manhã. O paciente procura a Faculdade de Odontologia, passa por uma triagem e é encaminhado.

O projeto fará uma nova seleção de acadêmicos no final de novembro.