Educação

Saiba quais são os 5 cursos mais procurados no Brasil

Direito está no topo no ranking e é o curso mais visado por estudantes em todo o país

Por G1 27/07/2017 13h04
Saiba quais são os 5 cursos mais procurados no Brasil
Reprodução - Foto: Assessoria

A tradição, a boa aceitação no mercado e uma mensalidade que caiba no bolso colocaram os cursos de Direito, Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis e Engenharia Civil, respectivamente, no ranking das aulas mais procuradas no Brasil. A pesquisa faz parte do Censo da Educação Superior e foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

Contribui para que os estudantes optem por esses cinco cursos ainda a disponibilidade deles em milhares de instituições por todo o Brasil, tanto na modalidade presencial quanto no Ensino a Distância.Para o especialista no mercado educacional e diretor da empresa Visar em São Paulo, Mekler Nunes, os motivos fazem parte de um grande pacote de conveniências. Segundo ele, as vantagens creditadas a essas graduações contam mais do que a vontade em seguir em uma determinada carreira. "Pedagogia, Administração e Contábeis, por exemplo, têm todos os requisitos projetados pelos estudantes no que diz respeito a mercado, salário e posicionamento", avalia.

Já o Direito, líder disparado, costuma ter a preferência por oferecer uma série de benefícios aos seus estudantes. O concurso público é uma possibilidade que os graduados têm de conquistar vagas com bons salários. Essa graduação também está ligada à perspectiva de construção de uma carreira sólida e promissora. Além disso, a profissão e seu exercício são e continuam tendo destaque na sociedade.

Para quem busca uma formação mais técnica, a Engenharia Civil parece o caminho mais assertivo. Nunes avalia que, além de ter um mercado de trabalho promissor e altamente rentável, a profissão dá muita mobilidade. "Ele pode ser engenheiro, empreendedor, não se limita a apenas uma função", ressalta.

Foco na carreiraA educação é um fenômeno social complexo e a escolha por um caminho depende de uma série de fatores, como motivações familiares, do mercado e da própria estrutura das universidades brasileiras. Fernando Soria, vice-presidente executivo da Faculdade Sumaré, em São Paulo, considera nos dias atuais do Brasil ter nível superior um pré-requisito. Ele destaca a versatilidade do curso de Administração, que habilita o profissional a atuar em várias frentes dentro das empresas. "E isso garante empregabilidade", assegura.

Já a Pedagogia tem uma demanda crescente por conta da universalização do ensino no país. A inserção no mercado de trabalho está também nas redes municipais, estaduais e particulares de ensino. "Acima de tudo é um curso que pode transformar o Brasil em um lugar melhor. A base da mudança social está na formação de nossas crianças", diz Soria.

O curso de Ciências Contábeis é outro que vem ganhando espaço. Ele se tornou pré-requisito para quem quer atuar em empresas de auditoria e consultoria. Em geral, essas carreiras estão cada vez mais profissionalizadas e demandam pessoas qualificadas. Isso diz respeito a atual tendência de internalização dos serviços da área. As organizações estão contratando profissionais para desenvolver na própria empresa o que antes era terceirizado com os escritórios de contabilidade, o que aumentou significativamente a demanda na área.