Educação

Alunos de medicina da Ufal promovem I Jornada Acadêmica sobre HIV e Aids

Apenas entre os meses de janeiro e maio já foram notificados 226 novos casos de HIV e 88 de Aids no estado de Alagoas

Por Assessoria 20/07/2017 18h39
Alunos de medicina da Ufal promovem I Jornada Acadêmica sobre HIV e Aids
Reprodução - Foto: Assessoria

Na noite da última sexta-feira, 14 de julho, o Comitê IFMSA Brazil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), formado por estudantes do curso de Medicina, promoveu a I Jornada Acadêmica sobre HIV e Aids. O evento contou com a participação de diversos especialistas convidados, como o médico Fernando Maia, presidente da Sociedade Alagoana de Infectologia, que elucidaram o tema sob diferentes contextos.

Alunos e profissionais da saúde tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a patologia e suas complicações biopsicossociais, assim como entender o novo protocolo de tratamento instituído pelo Ministério da Saúde no início do ano.

O objetivo principal do evento foi alertar para a temática em virtude do crescente número de casos no estado. Somente entre os meses de janeiro e maio de 2017, foram notificados 226 novos casos de HIV e 88 de Aids em Alagoas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Atualmente há 5.052 pacientes em tratamento para Aids nas unidades de referência locais – Pam Salgadinho, Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) e Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa).