Educação

Estudantes realizam uma das maiores simulações da ONU no Brasil

O evento acontece de 15 a 18 de junho, no Colégio Poliedro

Por Assessoria 16/06/2017 08h38
Estudantes realizam uma das maiores simulações da ONU no Brasil
Reprodução - Foto: Assessoria

Enquanto a maioria dos adolescentes de todo o Brasil aproveitará o feriado de Corpus Christi para descansar e viajar, mais de 500 estudantes de diversas regiões do País estará concentrado em São José dos Campos (SP) com o objetivo de debater e propor soluções acerca dos principais problemas econômicos, políticos, climáticos e sociais da humanidade. É o PoliONU, uma das maiores simulações estudantis da Organização das Nações Unidas do Brasil, organizada por alunos do Ensino Médio. O evento acontece de 15 a 18 de junho, no Colégio Poliedro.

O PoliONU chega a sua décima segunda edição neste ano, ampliando cada vez mais a qualidade dos debates. “As conferências têm como missão solucionar diversos problemas mundiais como pobreza, desemprego, degradação ambiental, criminalidade, AIDS, migração e tráfico de drogas, que podem ser mais facilmente combatidos por meio da cooperação internacional”, afirma Luaê Carregari, professora coordenadora do evento.

De acordo com a coordenadora, um dos pontos fortes do PoliONU, que contribui no desenvolvimento do estudante, é a questão da cooperação de todos para encontrar uma solução, sabendo escutar as ideias dos demais participantes. “O evento também desenvolve nos estudantes atributos como a capacidade de liderança, de lidar com situações difíceis, de falar em público e do autoconhecimento”, complementa Luaê.  

Neste ano, as vagas do evento foram preenchidas em menos de 20 minutos, por alunos do Ensino Médio do Colégio Poliedro, de São José dos Campos e São Paulo, e das unidades parceiras do Sistema de Ensino Poliedro, distribuídas por todo o Brasil. “Vejo o PoliONU como uma abertura de portas para entendermos a relação entre países e culturas diferentes e como essa relação afeta nossa vida. No PoliONU entendemos melhor os direitos e deveres, o que nos ajuda a sermos mais críticos em relação às obrigações da sociedade e dos governos”, aponta Thiago Miranda Horta, aluno da 2ª série do Ensino Médio.

“O evento é uma grande oportunidade para aprender mais sobre o atual contexto mundial, ao mesmo tempo em que se torna um ótimo exercício para melhorarmos nossa oratória e capacidade de expressão graças aos vários debates promovidos. É um momento para aprender a interagir com diversas pessoas na busca de um consenso para a resolução de problemas de grande relevância. É um evento marcante e inesquecível”, diz a aluna Laura Tenório, 3ª série do Ensino Médio.

Cada detalhe do evento é realizado e organizado pelos alunos, desde o conteúdo de palestras até a organização. O corpo docente do Poliedro apenas orienta os estudantes no que for necessário. No início de cada evento forma-se uma mesa composta por alunos do comitê organizador, o mantenedor do Colégio Poliedro e do Sistema de Ensino, professor Nicolau Arbex Sarkis, os gestores do Colégio e por convidados externos que fazem palestras de abertura focadas em temas relacionados às questões que serão trabalhadas nas discussões ao longo do evento.

Neste ano, o PoliONU contará com a representação de 19 ONGs, 4 multinacionais, 20 veículos de imprensa, 107 países e 12 comitês: Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime Desarmamento, Organização Internacional do Trabalho, Assembleia Geral das Nações Unidas Histórica, Tribunal Penal Internacional, Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento, Convenção sobre a Diversidade Biológica, entre outros. Durante os quatro dias serão abordados temas como “Os reflexos da militarização da força policial na América Latina”, “As consequências das ações humanas no reino animal no séc.XXI”, “Guerra do Iêmen”, “Desrespeito aos Direitos Humanos no Delta Níger”, América Latina dos Anos 80: Combate à cultura do narcotráfico”, “Atrocidades aos Direitos Humanos e Ditaduras Contemporâneas”, entre outros.

A extensa agenda de reuniões é rigorosamente cumprida e os estudantes transitam pelo evento paramentados com trajes típicos como verdadeiros representantes de seus países. Dividem entre si os papéis de diplomatas, delegados, juízes, congressistas e jornalistas. A simulação é tão realista que existes comitês discutidos inteiramente em inglês.

A 12ª edição do PoliONU conta com o patrocínio das empresas Vale Sul Shopping, Cirúrgica São José, Experimento e do instituto Goethe Institut, e com o apoio das empresas CacauHolic, Promover Formaturas, F3 Entretenimento, Outback, Briviè buffet gourmet e ArtFestas Decorações.

Trabalho social

Neste ano, o projeto social do PoliONU está focado na arrecadação de produtos de higiene, brinquedos e roupas, com a finalidade de doar a comunidades carentes regionais. A arrecadação dos itens também vale pontos na atividade, promovendo um clima de competitividade, descontração e amizade.

Mais informações sobre o PoliONU em www.colegiopoliedro.com.br/polionu.

Assista ao vídeo do PoliONU 2016: https://youtu.be/VvOjsT7eYt8.