Educação
Cerimônia de formatura do curso Papel no Varal Escola é realizada
Seduc? e Instituto Lumeeiro promoveram solenidade que contou com leitura de poesias de professores e alunos
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Artes e Medições Culturais (Camec), e o Instituto Lumeeiro, promoveram na terça-feira (23) o encerramento do curso de formação “Papel no Varal Escola”. O evento ocorreu no Camec (antiga escolinha de Artes) e contou com muita leitura poética por parte dos professores concluintes do curso e de alunos, além de canções da MPB conduzidas pelo cantor Ivo Bulhões.
O projeto Papel no Varal teve início em 2009, com o intuito de levar a poesia para o grande público, num varal de sisal. Além de levar o tradicional sarau para as unidades de ensino, o “Papel no Varal Escola” pretende formar professores da rede estadual, estimulando-os a inserir a poesia no cotidiano do ambiente escolar e a formar novos leitores. Esta é a segunda edição do curso.
O sarau poético contou com cem poemas que foram pendurados num varal de sisal, onde professores e alunos tiveram a oportunidade de escolher um ou mais poemas para realizarem a leitura.
Nova perspectiva
A estudante Vitória Régia subiu ao palco para ler o poema “Viagem ao universo das águas”, de Jurandir Mamede. "Estou achando bastante interessante, pois é uma oportunidade de conhecer diversos poemas e estimular a leitura de forma dinâmica", diz a estudante da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Moreira e Silva.
Ivana Vanderlei, professora de língua portuguesa da mesma escola, fala que o projeto permite aos professores trabalhar o incentivo à leitura de forma diferenciada. "O projeto é muito interessante, pois nos dá a oportunidade de trabalhar de uma maneira nova com os alunos e fazer com que eles tenham o contato com a leitura de forma mais dinâmica", afirma.
Erik Meneses, professor da Escola Estadual de Ensino Básico Paulo Jorge (Escola de ressocialização), também destaca os benefícios do curso. "Esta formação agrega mais conhecimento e uma base curricular maior para os professores, além de oportunizar a transmissão desse conhecimento para os alunos", frisou o professor.
Novas formações
O coordenador do projeto Papel no Varal Escola, Ricardo Cabus, informou que pretende realizar pelo menos uma formação por mês do projeto para os professores. "Esse formato de curso para os professores tem nos trazido um retorno positivo, bastante significativo para professores e alunos, por se tratar de uma forma lúdica de trabalhar com leitura de qualidade, onde o aluno aprende se divertindo. O Instituto Lumeeiro está à disposição para continuar realizando os saraus poéticos nas escolas", afirmou Cabus.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas