Educação

Ação na área de graduação faz crescer diplomação na Ufal

Percentual de diplomados em 2016 registrou aumento de 37%

Por Assessoria 23/05/2017 16h59
Ação na área de graduação faz crescer diplomação na Ufal
Reprodução - Foto: Assessoria

Por em prática uma plataforma de trabalho para incrementar a área de graduação na Universidade Federal de Alagoas trouxe os primeiros reflexos positivos para o crescimento de diplomados na instituição. Mas o aumento não seria possível se não houvessem ações para também fazer crescer a Taxa de Sucesso na Graduação (TSG), que registrou 88,85% em 2016, um salto qualitativo em relação aos três últimos anos: em 2013 foi de 40%; em 2014, registrou 46%; e de 48,20% em 2015.

A Taxa é um dos indicadores definidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), aplicada para explicitar problemas ou dificuldades no processo de formação na Universidade, apontando estudantes com condições de diplomação, além de desempenhar um importante papel na construção da Matriz Orçamentária. Esse indicador é calculado pela relação entre os alunos diplomados e os ingressantes, ou seja, em relação ao número de alunos ingressos quantos conseguiram finalizar o seu curso. Geralmente, a partir dos resultados da TSG pode-se perceber a existência de problemas como evasão ou retenção nos cursos.

Para a pró-reitora de graduação da Ufal, Sandra Paz, a ação exitosa, que consta no recente Relatório de Gestão, é fruto de um trabalho coletivo desempenhado por setores atuantes na área (acadêmicos e técnicos) em consonância com a plataforma de trabalho da atual gestão envolvendo Prograd e DRCA, Fórum dos Colegiados de Cursos, Direções de Unidades e as Coordenações de Cursos

Ela reforça que ações empreendidas para tornar a instituição socialmente referenciada têm como foco a melhoria da qualidade do ensino voltada à qualificação profissional e intelectual: “A positividade obtida é resultado de um trabalho coletivo, democrático, transparente no qual se destaca o papel social da Universidade, especificamente da instituição alagoana junto à sociedade de uma forma geral e do Estado, de forma particular. A ação exitosa traz excelência acadêmica e oportuniza aos graduados alcançarem outros níveis superior de formação”, enfatizou Sandra Paz.