Educação
Projeto de educação ambiental é realizado em parceria com a Ufal
Barco-escola é voltado para redes pública e privada de ensino
O barco-escola é fruto de uma parceira da unidade da Ufal em Penedo com a prefeitura da cidade e o Instituto de Meio Ambiente (IMA). O projeto tem o intuito de disseminar a educação ambiental e desenvolver o pensamento crítico em relação as condições do Rio São Francisco, focando na poluição de suas águas e margens.
O programa conta com a participação de vários professores da Ufal, que desenvolveram juntos o projeto Observando os Rios, considerado um dos melhores trabalhos apresentados no 1º Encontro Nordestino das Licenciaturas em Ciências Biológicas e a 4ª Semana das Ciências Biológicas. O professor Claudio Sampaio está entre os desenvolvedores e explica que o barco-escola é uma extensão desse projeto.
“Mensalmente monitoramos alguns parâmetros físicos e químicos da água do Rio São Francisco - pH, temperatura, turbidez, sólidos em suspensão, Nitrogênio, Fósforo, coliformes, Oxigênio, presença de lixo nas margens, de espumas na água e outros. Nosso desejo é fazer o monitoramento embarcado, com dezenas de crianças e adolescentes”, contou Sampaio.
A cada mês um professor é responsável pelo monitoramento, e os participantes têm a oportunidade de aprender, enquanto vão percebendo exemplos ao vivo.
As atividades são voltadas para estudantes de escolas públicas e privadas, mas, segundo o professor Claudio, todas as pessoas que tiverem interesse podem participar, principalmente porque é um assunto que envolve toda a sociedade.
Mais informações sobre o projeto na página do Facebook.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões