Educação

Escola + propõe um novo modelo de acompanhamento pedagógico

Proposta educacional apresentada na Bett Brasil Educar 2017, que acontece de 10 a 13 de maio, resulta em mais qualidade na atuação das escolas parceiras

04/05/2017 09h39
Escola + propõe um novo modelo de acompanhamento pedagógico
Reprodução - Foto: Assessoria

Com o objetivo de identificar as necessidades e demandas das Unidades Parceiras (UPs) e propor um plano estratégico de melhorias junto aos diversos departamentos responsáveis, o Sistema de Ensino Poliedro deu início ao Programa Escola +. Trata-se de uma análise, que acontece desde a implantação do Poliedro em uma escola, e conta com o apoio das áreas de Comunicação, Marketing, Editorial, Tecnologia Educacional e Departamento Pedagógico.

“Por receber um público qualificado de gestores e professores de escolas de todo o País, a Bett Educar é uma boa oportunidade para apresentar os diferenciais que o Sistema de Ensino Poliedro oferece para suas unidades parceiras de forma a ajudá-las a melhorar sua performance e resultados”, afirma Altamar de Carvalho, gestor educacional do Sistema de Ensino Poliedro.

Por meio de um mapeamento, no qual os consultores do Sistema de Ensino Poliedro conhecem as características das escolas e compreendem seus processos pedagógicos, são desenvolvidos planos de ações e soluções efetivas, adaptadas à realidade de cada escola, aliando metodologia, tecnologia, formação e resultado.

A proposta é ampliar o atendimento voltado à gestão acadêmica e à rotina em sala de aula, não o limitando apenas às questões relacionadas à utilização dos produtos e serviços. “Consideramos o processo de implantação do Sistema de Ensino como um dos momentos mais importantes da parceria com as escolas. É nessa fase que podemos organizar nossos trabalhos em conjunto, para que tenhamos um excelente aproveitamento dos materiais e das soluções oferecidas pelo Poliedro”, comenta Altamar de Carvalho, gerente pedagógico.

A metodologia utilizada pelo Poliedro é baseada em PDCA, uma ferramenta de gestão pautada em quatro ações – planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act) –, que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos. Para atender à realidade das Unidades Parceiras, essas etapas foram adaptadas para Proximidade, Direcionamento, Customização e Avaliação. Esse ciclo de atuação se repetirá para que as escolas se desenvolvam de maneira constante e estruturada.

O intuito desse diagnóstico é fortalecer ainda mais os vínculos e auxiliar as novas escolas parceiras na utilização dos produtos e serviços do Programa Escola +.

O processo de implantação

O Escola + disponibiliza às escolas parceiras uma equipe de especialistas formada por um consultor pedagógico e um gestor de relacionamento para auxiliar no processo de implantação do Sistema de Ensino e no acompanhamento das ações pedagógicas. Essas etapas são realizadas presencialmente e pela internet.

O consultor apresenta às UPs os materiais didáticos e os recursos oferecidos pelo Poliedro, bem como esclarece dúvidas relativas à metodologia e ao planejamento pedagógico. Já o gestor de relacionamento oferece suporte à equipe administrativa de cada escola nos processos administrativos e pedagógicos.

Conheça as etapas do Escola +:

Mapeamento

Consiste em conhecer as características da escola e compreender seus processos pedagógicos.

Agenda

A escola recebe orientações sobre a pauta de trabalho e monta, juntamente com o consultor, um cronograma para os encontros referentes à implantação do Sistema de Ensino.

Capacitação

O consultor pedagógico implementa ações de formação durante os encontros presenciais, visando capacitar a equipe docente sobre o uso das coleções e das soluções tecnológicas.

Tarefas

O corpo docente tem à sua disposição a modalidade Formar Online, uma plataforma de Educação à Distância (EAD) para assistir vídeos explicativos sobre as coleções, além de poderem realizar tarefas para aprofundar os assuntos abordados após o encontro presencial.

Devolutiva

O consultor pedagógico faz as devolutivas do processo de tarefas, indicando o grau de participação do corpo docente, e inicia um plano de ação especifico para cada escola a partir dos dados levantados. Os focos são: formação e trabalho com a gestão.

Adaptação

Esse é o momento de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos no processo de capacitação e de desenvolver atividades a partir das coleções e soluções tecnológicas do sistema visando uma ampliação dos processos de ensino-aprendizagem da escola.