Educação

Círculo de Leitura envolve alunos do Senai no Poço

São 45 minutos de troca de conhecimentos e experiências, tornando proveitoso o tempo livre que os alunos têm antes das aulas da manhã e da tarde

Por Comunicação Sistema Fiea 04/05/2017 13h21
Círculo de Leitura envolve alunos do Senai no Poço
Reprodução - Foto: Assessoria

O Dia Internacional do Livro é comemorado no dia 23 de abril, mas, no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva, unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) localizada no bairro do Poço, o Círculo de Leitura dura o mês inteiro. São 45 minutos de troca de conhecimentos e experiências, tornando proveitoso o tempo livre que os alunos têm antes das aulas da manhã e da tarde.

“Aproveitamos para ler livros, contos, falar sobre relacionamento interpessoal (família e sociedade), assistir a curtas metragens e fazermos reflexões sobre o livro que estamos lendo, bem como de temas da atualidade”, explica a professora Márcia Maria de Brito Costa, da Coordenação de Educação da unidade.

A docente conta que o tempo é suficiente para os alunos dos cursos técnicos e de aprendizagem, que participam voluntariamente, tomarem gosto pela leitura, melhorando o desempenho pessoal e profissional. “Temos como exemplo um aprendiz do curso de Pedreiro que, a partir do incentivo do Círculo de Leitura, passou a ler mais e decidiu cursar Direito. Também temos aprendizes que, ao término do curso, deixam por escrito relatos de mudanças no relacionamento familiar”, relata Márcia.

Luanda Rocha, do Núcleo de Tecnologia e Comércio da escola do Senai, conta que um dos momentos mais marcantes ocorreu no dia 26 de abril, com a visita do Cordelista Jorge Calheiros às turmas matutina e vespertina. Ele produziu cerca de 100 edições de livretos de cordel. Entre os mais conhecidos, estão Maloqueiro Zé Catraca, Conselho de um Velho Pai, O Pobre e a Medicina e Brigas de Amor.

Pelo conjunto do seu trabalho e pelo papel que desempenha na preservação da cultura oral nordestina, por meio dos seus cordéis, Jorge Calheiros foi incluído, em 2011, no Registro de Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV/AL). E, em 2010, a história do Matuto Zé Cará foi adaptada para o cinema, no curta-metragem alagoano narrado pelo próprio cordelista e ilustrado em forma de animações criadas pelo artista plástico Weber Bagetti.

Os alunos fizeram uma homenagem às obras dele, com a colocação de um banner e um varal de cordel na biblioteca da instituição. “É um prazer estar sempre aqui no Senai, tenho um carinho muito grande pela escola. Fiquei muito feliz com a homenagem, é sempre bom quando as pessoas, os alunos, gostam do nosso trabalho”, afirmou, emocionado.

O Círculo de Leitura, que ocorre desde 2015, também é composto por atividades como saraus de poesias e oficinas de arte.