Educação

Semana da matemática traz atividades práticas e lúdicas a estudantes

Evento integra o biênio da Matemática, comemorado de 2017-2018 em todo o país

02/05/2017 13h00
Semana da matemática traz atividades práticas e lúdicas a estudantes
Reprodução - Foto: Assessoria

Com atividades interdisciplinares, práticas e lúdicas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abre as portas do Centro de Ciências e Tecnologia de Educação (Cecite), no Cepa, a estudantes e professores da rede estadual para a III Semana Alagoana de Ensino de Matemática, até a sexta-feira (5), alusão ao Dia Nacional da Matemática, comemorado no próximo sábado (6).

Alunos da Escola Estadual Moreira e Silva foram os primeiros visitantes. Eles circularam entre a exposição “Matemática natureza arte & tecnologia”, que homenageia o matemático Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, escritor de obras como “O homem que calculava”. Passaram também pela observação do sistema Solar, realizada em parceria com o Observatório Genival Leite; e findaram com a aula de “matemágica”, ministrada pelo professor Wagner Lopes de Almeida.

"Achei muito interessante. Às vezes a matemática é complicada, mas aqui descomplicou tudo, porque descobrimos que até na mágica tem matemática”, avalia a estudante Nívia Evellyn Santos.

"Foi muito boa a aula, mais interativa. Hoje, na matemágica, aprendi a cruzadinha do quadrado mágico. Sabemos que em tudo tem matemática”, declara Pedro Lucas da Silva Rocha, afirmando que o seu professor “Messias” é o melhor do Moreira.

 

 

 

Biênio da Matemática

Segundo o coordenador do Laboratório de Educação Matemática  (LEM), do Cecite, José Marcos da Silva, a semana tem o intuito de atrair adeptos, além de discutir e fortalecer cada vez mais o ensino e aprendizagem da Matemática na rede pública estadual. Integra também o movimento Biênio da Matemática Brasil (2017-2018). "A ideia é mostrar a aplicação da matemática no dia a dia, de forma curiosa e prazerosa, com mais sentido e significado”, afirma.

A programação completa pode ser acessada pelo site educação.al.gov.br pelo link para https://goo.gl/43j3TF.