Educação

Ufal destaca importância de debater sobre depressão

Campanha trouxe o tema para o Dia Mundial da Saúde, neste mês de abril

Por Assessoria 26/04/2017 21h56
Ufal destaca importância de debater sobre depressão
Reprodução - Foto: Assessoria

Este ano a campanha da Organização Mundial da Saúde abordou a depressão por estimar que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esse transtorno. Com o lema Let’s talk (Vamos conversar, em português) o objetivo é incentivar o diálogo sobre formas de prevenção e tratamento da depressão. A Pró-reitoria Estudantil da Ufal (Proest)também reforça a importância de debater o tema e recentemente lançou o Guia de Atenção Psicossocial em Saúde Mental de Alagoas.

“A depressão se apresenta por um conjunto de sintomas que tendem a aparecer associados. Uma das principais queixas é o rebaixamento do humor representado por uma tristeza duradoura ou outra vivência afetiva semelhante. Pode afetar pessoas em qualquer idade e em qualquer fase da vida”, destacam os psicólogos da Proest.

No Guia é possível encontrar os serviços disponíveis na rede pública de saúde, com os respectivos endereços dos Centros de Atenção Psicossocial, que atendem também o público infanto-juvenil e os dependentes de álcool e drogas.

A psicóloga Lucélia Gomes alerta que o assunto é “relevante e precisa ser divulgado no contexto acadêmico”.  A Proest está planejando ações para debater a depressão com a comunidade universitária.

Saiba mais sobre a campanha aqui. E baixe o Guia da Proest para consultar os serviços.