Educação

Campus Maceió do Ifal conquista prêmios na Olimpíada Brasileira de Física

Sociedade Brasileira de Física, organizadora do evento, divulgou os resultados da premiação da última edição da Olimpíada

Por Assessoria 29/03/2017 18h53
Campus Maceió do Ifal conquista prêmios na Olimpíada Brasileira de Física
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma prova teórica com questões objetivas, mais uma outra prova na qual se avalia o método de resolução de questões e por fim a elaboração de um experimento prático baseado no funcionamento de circuitos elétricos: Essa foi a jornada enfrentada por centenas de estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o País, que disputaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Física – OBF 2016. A Sociedade Brasileira de Física, organizadora do evento, divulgou os resultados da premiação da última edição da Olimpíada, e o Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió, pelo quinto ano consecutivo, ficou entre as escolas premiadas pelo bom desempenho de seus estudantes.

Aluno do curso técnico integrado de Mecânica do Ifal - Campus Maceió, Diogo Rafael Bezerra Gomes, do 3° ano do ensino médio, conquistou a medalha de bronze na classificação nacional na Olimpíada (a única obtida pelo Ifal no âmbito nacional) e garantiu a prata no ranking estadual. Também do Campus Maceió, Vinícius Tenório Braga Cavalcante Pinto, aluno do 3º ano do curso técnico integrado de Informática, conquistou Menção Honrosa pelo bom desempenho, na classificação nacional da disputa, e o bronze na pontuação estadual. Já Jadson Felipe dos Anjos Freitas, é do campus Palmeira dos Índios. Ele também é aluno do 3º ano, e trouxe mais uma medalha para o Ifal: o bronze no ranking estadual da OBF.

Ex-alunos do Ifal Campus Maceió (pois já concluíram o ensino médio e disputaram a OBF em 2016 quando então cursavam o 3º ano do nível médio), Leonardo Silva Marinho e Reginaldo Pereira dos Santos também elevaram a pontuação do Instituto no “ranking” das escolas premiadas: eles obtiveram medalhas de prata no ranking estadual da Olimpíada. Também ex-alunos e premiados na OBF 2016, José Augusto dos Santos Silva e Felipe Barros Silva obtiveram menção honrosa pelo seu desempenho no ranking nacional, e bronze no ranking estadual. João Gabriel Valetim Rocha recebeu o bronze na classificação estadual.

Confira aqui as tabelas com a classificação dos estudantes premiados.

PREMIADOS

Diogo Rafael Bezerra Gomes é aluno da turma 623 B do curso de Mecânica do Campus Maceió, e diz que sempre teve “facilidade com cálculos”: além do bronze e da prata conquistados na última edição da OBF, o jovem, de 16 anos, já tem no currículo medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), de bronze na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e menções honrosas na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Tímido, Diogo revela que após a conclusão do nível médio pretende seguir a pesquisa e a docência na área de Física. O estudante é orientando do professor Carlos Argolo e revela que o incentivo e o acompanhamento do professor são indispensáveis para seu brilhante desempenho nas olimpíadas do conhecimento: “Quando nos deparamos com provas muito elaboradas como as da Sociedade Brasileira de Física já estamos preparados, pois aqui no Ifal somos obrigados a aprender, justamente, questões mais difíceis e elaboradas. Este conhecimento torna as questões de modelos tradicionais mais fáceis”, avalia Diogo, destacando que o apoio dos professores do Instituto é um motivador para os estudantes.

Vinícius Tenório Braga, da turma 10913 de Informática do Campus Maceió, também tem premiações importantes para seu currículo pessoal e para o Campus Maceió. Aos 16 anos e sob a orientação do professor Carlos Argolo, Vinícius já está prestes a publicar um artigo em revista científica americana (Physical Review), com os resultados de um experimento científico que vem desenvolvendo a partir de simulações computacionais. O estudante é bolsista do PIBIC (iniciação científica), pretende cursar a faculdade de Medicina, e destaca o empenho do professor Carlos Argolo junto aos estudantes: “Agradecemos ao professor pela participação, incentivo e organização das olimpíadas”, revela. O professor Argolo sorri. E dá um “recado” aos estudantes: “Eles são ‘obrigados’ a aprender por livre e espontânea pressão. Nós sabemos o peso e a importâncias disso tudo para a vida deles e damos o incentivo”.