Educação

Instituto de Ciências Sociais da UFAL realiza evento comemorativo

ICS pretende destacar, igualmente, nomes de alagoanos do passado e do presente que deram sua contribuição ao pensamento social em Alagoas

Por Assessoria 18/03/2017 17h56
Instituto de Ciências Sociais da UFAL realiza evento comemorativo
Reprodução - Foto: Assessoria

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS/UFAL) realiza nos próximos dias 21, 22 e 23 de março de 2017 um evento comemorativo de seus dez anos de existência, denominado História e Memória das Ciências Sociais em Alagoas. Na ocasião, serão homenageados todos aqueles que tomaram parte desta história, desde o antigo Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (DSC/CHLA/UFAL) – seja na condição de funcionários docentes ou técnico-administradores, seja enquanto discentes; estando todos, assim, convidados a tomar parte desse momento se fazendo presentes.

Para marcar as comemorações, o ICS pretende destacar, igualmente, nomes de alagoanos do passado e do presente que deram sua contribuição ao pensamento social em Alagoas; contributo muitas vezes não apenas local, mas nacional, como é o caso de Manuel Diégues Junior – que empresta seu nome à Medalha do Mérito instituída pelo Instituto de Ciências Sociais em decisão plenária.

Na impossibilidade de estender este reconhecimento por meio da outorga da medalha a cada membro integrante dessa história das Ciências Sociais, o ICS estabeleceu como critério apenas referendar o reconhecimento oficial anteriormente já atribuído pelo Conselho Universitário (CONSUNI/UFAL) a alguns cientistas, e que contou com a iniciativa ou a participação do ICS nessas atribuições.

Deste modo, na ocasião estaremos reafirmando o mérito acadêmico de Dirceu A. Lindoso (Historiador, Doutor Honoris causa da UFAL), Luitgarde O. Cavalcanti Barros (Antropóloga, Doutor Honoris causa da UFAL), Belmira Rita da C. Magalhães (Socióloga, Professora Titular da UFAL) e Luiz Sávio de Almeida (Sociólogo, Professor Emérito da UFAL).

Esclarecemos que, por decisão unânime de sua plenária, o Instituto de Ciências Sociais resolveu outorgar a Medalha do Mérito Manuel Diégues Junior à Socióloga e Professora aposentada Tânia Nobre de Medeiros, que com sua gentileza e reconhecido altruísmo simboliza nosso maior exemplo de dedicação ao curso de Ciências Sociais, ao ensino e orientação discente, mas também às diferentes atividades da rotina administrativa do ICS. Através dela, prestamos nossa homenagem a todos os aposentados. E desejando fixar a nossa lembrança naqueles que se foram, o nome do Professor Paulo Décio de A. Melo foi unanimemente apontado para representar a todos eles.

Primeiro Diretor do ICS e membro cofundador do Mestrado de Sociologia, Paulo foi nossa última grande perda, tendo sido ainda colega e contemporâneo dos últimos e recentes integrantes do ICS, o que o torna a mais viva memória deste segmento de colegas que fizeram parte desta história que contaremos à comunidade universitária e ao público em geral que se dirigir ao Centro Integrado Comunitário (CIC) da UFAL no referido evento. Além das homenagens, o nosso evento contará com uma conferência de abertura sobre a contribuição alagoana ao pensamento social brasileiro e uma série de painéis, debates e mostras de pesquisas de iniciativa de professores do ICS abordando temas sobre o ensino das Ciências Sociais ou sobre autores de suas escolhas, tudo girando em torno da produção de conhecimentos de e sobre Alagoas.

Por fim, afirmamos que a programação foi elaborada com um único objetivo: fortalecer o presente, promovendo o justo reconhecimento aos que atuaram no passado, com a certeza de que esta memória precisa manter-se viva para que possamos marchar adiante no processo de desenvolvimento das Ciências Sociais na UFAL e no Estado.