Educação

Escolas têm até esta sexta para declarar Censo Escolar 2016

Nesta etapa, instituições devem informar dados de rendimento e movimentação de alunos

Por Agência Alagoas 16/03/2017 20h28
Escolas têm até esta sexta para declarar Censo Escolar 2016
Reprodução - Foto: Assessoria

Escolas públicas, privadas e filantrópicas de todo o país têm até a próxima sexta-feira (17) para preencher o levantamento relativo à segunda etapa do Censo Escolar 2016. Para realizar o procedimento, basta acessar o Sistema Educacenso (http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/) e informar dados relativos ao rendimento (aprovação, reprovação) e movimentação de alunos (evasão,transferência e falecimento).

O Decreto 6.425/2008 da Presidência da República determina que todas as instituições de ensino do país respondam ao Educacenso.  Os dados são essenciais para a elaboração de índices e políticas públicas educacionais.

A coordenadora estadual do Censo, Cheila Vasconcelos, chama atenção para o fato de muitas escolas, em sua maioria da rede privada, ainda não terem declarado o Censo. “Em Maceió, por exemplo, temos 296 escolas particulares, mas até a quarta-feira, dia 15, apenas 63 haviam preenchido o levantamento”, conta.

Ela também fala da necessidade dos pais de alunos acompanharem e questionarem as escolas onde seus filhos estudam acerca do preenchimento do Censo. “É importante que os pais monitorem e cobrem o repasse destas informações, pois é por meio do Censo que temos o registro oficial da vida escolar do estudante”, explica.

Para mais informações sobre o Censo Escolar, as instituições de ensino devem entrar em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na Supervis?ão de Estatística e Avaliação Educacional pelos telefones 3315-1264/1265.

Retificação

Após o encerramento da segunda etapa, o Sistema Educacenso será reaberto para correções no período de 3 a 18 de abril.