Educação

Em 1º dia de confirmação de matrícula, pais protestam na frente da Semed

Manifestantes fecharam Rua General Hermes no Bom Parto e se reuniram com comissão

Por Tribuna Hoje 14/02/2017 16h26
Em 1º dia de confirmação de matrícula, pais protestam na frente da Semed
Reprodução - Foto: Assessoria

Atualizada às 09h42 de 15/2

A Rua General Hermes, no bairro do Bom Parto, foi bloqueada em frente à sede da Secretaria Municipal ()de Educação (Semed) por pais de alunos da rede municipal de ensino que reclamam de problemas ocorridos no período de matrícula, iniciado nesta terça-feira (14) e que segue até sexta-feira (17). Vários manifestantes reclamam que os filhos foram realocados para escolas diferentes da que estudavam e que estas ficam longe do local onde moram.

A Polícia Militar foi acionada para o local, bloqueado por galhos de árvores, pneus, além de outros itens que foram queimados no protesto. Pouco depois da chegada da PM, a via foi liberada e uma comissão da Semed recebeu alguns pais para discutir a situação. Enquanto durou o bloqueio, o trânsito ficou complicado no Bom Parto e bairros vizinhos, como Mutange e Bebedouro. Vários condutores fizeram a volta para tentar um caminho alternativo.

(Foto: Adailson Calheiros)

Alguns pais reclamam que tiveram a confirmação da matrícula prejudicada por conta de dados errados que estavam nos cadastros. Por conta de erros nas informações, como a idade das crianças, eles acabam não conseguindo matricular os filhos.

Segundo a Semed, o preenchimento do cadastro é de responsabilidade dos pais e que erros nessa fase não devem ocasionar desespero já que no dia 22 de fevereiro será divulgado as vagas remanescentes para os pais que não conseguiram realizar a matrícula na rede municipal.

Outros reclamam da mudança de escola, principalmente quando o aluno estudava perto do colégio e agora só tem alternativa longe de onde mora. Eles dizem que a falta de transporte dificulta ainda mais o trajeto dos estudantes de casa para as unidades escolares. Mais um problema que alguns enfrentam é ter realizado pré-matrícula em várias unidades diferentes e ter ficado sem conseguir matricular o filho em nenhuma.

(Foto: Adailson Calheiros)

A diretora de Gestão Educacional da Semed, Maria José Pereira, disse à TV Gazeta que o protesto foi realizado porque pais não conseguiram matricular os filhos onde desejavam: “Eu acredito que seja em razão de eles não terem encontrado na lista da pré-matrícula o nome dos filhos deles para determinada escola que eles queriam. Estamos num processo de matrícula que ainda está caminhando. É preciso que seja concluído para que de fato a gente possa fazer os devidos encaminhamentos em relação a essas crianças que não foram alocadas, que não estão nessa pré-matrícula”, afirmou.

Ela informou que isso só poderá realizado quando a Semed fizer o balanço das vagas que sobraram. “Nós podemos fazer isso a partir do dia 23 quando será concluída a matrícula das sobras de vagas. No dia 22 haverá uma divulgação das sobras de vagas”, encerrou.

A reunião entre a comissão da Semed e os representantes dos pais dos alunos não teve o resultado divulgado.

Nota da Semed

"A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que o processo de efetivação de matrícula teve início nesta terça-feira, dia 14, e vai até a próxima sexta-feira, dia 17. A Semed aguarda a conclusão do processo para divulgar a lista de vagas remanescentes e orienta os pais que não conseguiram matricular seus filhos a aguardar esta lista, que estará disponível no site da Prefeitura a partir do dia 22. A rede municipal de ensino oferece transporte para atender as crianças que não conseguirem vagas em escolas próximas de suas residências. 

Para mais esclarecimentos, a Semed disponibiliza os números 3315-4720 e 98882-2821."