Educação

Lançamento coletivo de livros reúne Edufal, Imprensa Oficial e Cesmac

Lançamentos serão nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, a partir das 10 horas, na Edufal do Espaço Cultural, na Praça Sinimbú

Por Assessoria 08/02/2017 19h39
Lançamento coletivo de livros reúne Edufal, Imprensa Oficial e Cesmac
Reprodução - Foto: Assessoria

A Editora da Universidade Federal de Alagoas lança nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, a partir das 10h, as novas edições, revista e ampliada, dos livros do professor e economista Cícero Péricles de Carvalho: “Economia Popular – Uma via de Modernização para Alagoas”, 7ª edição e “Formação Histórica de Alagoas”, 4ª edição. O evento será na extensão da Edufal, localizada no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, na Praça Sinimbú, Centro de Maceió.

“O Economia Popular – Uma via de modernização para Alagoas” é um livro que pretende discutir questões importantes na compreensão da dinâmica socioeconômica de Alagoas. A idéia central da análise parte do pressuposto de que o Estado possui, de um lado,uma economia periférica e uma dívida social histórica, e de outro, convive com uma máquina pública entravada.

“O Formação Histórica de Alagoas” é um livro escrito na década de 80 e atualizado a partir do cotidiano de sala de aula do professor Péricles. Pretende continuar sendo apenas um texto de caráter introdutório ao estudo da formação alagoana, ao lado de outras obras publicadas mais recentemente. Para o professor de Teatro da Ufal, Otávio Cabral, esse livro é fundamental para quem quer entender Alagoas. “Para os estudiosos e também para quem apenas quer conhecer o panorama histórico, a obra explica e fornece elementos fundamentais para entender a falta de continuidade e de sequência nas ações e projetos do Estado”, destaca o professor. 

Para a professora de Ciência Política da Ufal, Luciana Santana, essa obra é, atualmente, a principal referência para acadêmicos, estudiosos, pesquisadores e pessoas que buscam compreender melhor o estado de Alagoas. A obra traz um material muito rico e completo, “Contém dados, aprofunda fatos e informações e reconstitui as várias fases da história alagoana em seus diferentes aspectos econômicos, geográficos, sociais e históricos, levando a melhor compreensão da complexidade alagoana, seus desafios e potencialidades. Já se tornou um clássico, e não poderia ser diferente, é leitura obrigatória,“ diz ela.

O presidente da Fapeal e professor de Economia da Ufal, Fábio Guedes, destaca na obra de Cícero Péricles o caráter essencial para a compreensão da evolução histórica, geográfica, social, econômica e política de Alagoas. ”Passeia por várias áreas amarrando temas essenciais que não podem ser negligenciados quando o que verdadeiramente importa é a compreensão das raízes de um tipo tão singular de construção societal. Formação Econômica de Alagoas  se estrutura seguindo os mesmos passos de clássicos da interpretação brasileira, iniciando pela ocupação territorial e exploração econômica determinadas pela colonização ibérica”, diz ele.

Lançamento coletivo

Em parceria com a Edufal, o Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) lança também nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, três livros do professor, escritor e vice-reitor Douglas Apratto Tenório: “Imago Controverso/A Emancipação de Alagoas”, “A Presença Negra em Alagoas” e “Alagoas: a herança indígena”.

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos também estará presente no lançamento coletivo desta sexta-feira, com os títulos: Contos Periféricos, de Ari Denisson; Malu e a Bagaceira, de Mateus Magalhães; Minha Fúria e Outros Demônios, de Guilherme de Miranda Ramos; e Composição para Além-Vértebras, de Magno Almeida.