Educação

Escolas estaduais de Alagoas ofertam vagas para ensino integrado

No Agreste, a Escola Pedro Reis oferta 65 vagas; em Maceió, as vagas são na Escola José Correia da Silva Titara

Por Agência Alagoas 04/02/2017 15h54
Escolas estaduais de Alagoas ofertam vagas para ensino integrado
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está com oferta especial para jovens que desejem cursar o Ensino Médio aliado a cursos profissionalizantes: as escolas estaduais Pedro Reis, em Arapiraca; e José Correia da Silva Titara, em Maceió, ainda possuem vagas disponíveis para as matrículas do Ensino Médio integrado aos cursos de Ludoteca e Secretário Escolar. Nesta modalidade, o aluno cursa os três anos do Ensino Médio integrado a um destes dois cursos, mas sem jornada ampliada de estudos.

Na Escola Pedro Reis, 65 vagas foram ofertadas, com matrículas até o dia 10 de fevereiro. As vagas são referentes às turmas do turno noturno. De acordo com a diretora da unidade, Socorro Houly, o programa está sendo um sucesso. Três turmas, cada uma com 40 estudantes, foram formadas.

“De manhã a procura está sendo muito boa e, devido à demanda, decidimos abrir essas vagas para o curso noturno”, explica Socorro.

Já em Maceió, ainda é possível encontrar vagas na José Correia da Silva Titara, no Cepa. Segundo o diretor Ernesto Simões, os interessados têm até o dia 13 de fevereiro para realizar a inscrição na unidade.

Cursos

Ao total, a Seduc ofertou 2.080 vagas de Ensino Médio Integrado aos cursos de Ludoteca e Secretário Escolar. Além das escolas Pedro Reis e José Correia da Silva Titara, a modalidade será oferecida nas escolas Monsenhor Machado (Viçosa); Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios); Aloísio Ernandes Brandão (Santana do Ipanema); Rocha Cavalcante (União dos Palmares); Rosália Sampaio Bezerra (Pão de Açúcar); Professor Guedes de Miranda (Porto Calvo) e Francisca Rosa da Costa (Delmiro Gouveia).

O secretário escolar é um profissional imprescindível na gestão administrativa da escola, pois, dentre outras atribuições, atende à comunidade e elabora histórico dos alunos. Já o técnico em ludoteca é o profissional que organiza espaços e experiências lúdicas, educativas, recreativas e culturais para crianças e adolescentes, permitindo que estes interajam de forma espontânea e autônoma.

O curso em Secretariado Escolar habilita o estudante para atuar em escolas privadas e públicas, além de centros de formação profissional, órgãos de sistema e rede de ensino e centros de capacitação de pessoal. Por sua vez, o curso em Ludoteca capacita os alunos para atuarem em escolas, creches, hospitais, clínicas, instituições de longa permanência, shoppings, empresas privadas e casas de festas.